11 de setembro de 2017

Regresso às aulas - 1ª Classe

Estes últimos dias andei totalmente FORA das redes sociais, por um bom motivo.
 Entre últimas consultas, vacinas, fardas, cortes de cabelo, marcar lápis e canetas um a um para as duas, voltar aos horários e às rotinas decidi que os últimos dias, antes do regresso às aulas da Coca e o primeiro dia da Minho, seriam só para elas. Tempo - de qualidade - para elas. E foi tão bom!
Eu sei que há mães desejosas que os filhos comecem as aulas. Percebo, e em termos de organização de trabalho para mim vai ser o céu, ao fim de quase 6 anos a trabalhar com uma ou as duas miúdas em cima de mim ao meu lado. Mas, por outro lado, não consigo deixar de sentir alguma nostalgia e até saudades antecipadas.
Elas andavam excitadíssimas e hoje finalmente chegou o grande dia! 
A Carlota acordou às 6h45 (acho que nunca tinha acordado tão cedo na vida!), vestiu-se sozinha e a Carminho logo a seguir. Em poucos minutos estavam prontas, imaginem! 
Às 8h30 lá fomos. Ao sair de casa com as duas, duas lágrimas caíram-me por baixo dos óculos de sol,  mas contive-me!
Primeiro fomos deixar a Coca à sala de aulas. Toda contente de rever as amigas, contente pela mochila, os livros e toda a novidade. Tiro-lhe uma fotografia já sentada na secretária e aconselho: "Filha, agora pouca conversa e muita atenção ao que diz a professora." Dou-lhe um beijinho ao mesmo tempo que lhe desejo boa sorte e venho-me embora. O meu queixo tremeu, mas contive-me! :))
É a vez de ir deixar a Minho. Já tinha pensado que seria relativamente fácil para ela. Tem uma personalidade assertiva, decidida. Já conhecia a escola, o ambiente, a professora... E foi realmente super tranquilo! Chegámos, quis ir arrumar os materiais e em seguida dirigiu-se à casinha de brincar. Fez um "cafezinho" para a mãe e para o pai, pôs a mesa, tinha não sei o quê no fogão e aqueceu qualquer coisa no microondas, atarefadíssima! :) Daí a pouco perguntei-lhe se podia ir embora. Respondeu: "sim, até logo" e mandou-me um beijinho. "Hoje é pouco tempo, a mãe vem cedo" "Não é preciso mãe. Eu quero ficar mais tempo". 
Ok..... NA MAIOR, portanto.
Podem confirmar isto no meu Insta Stories :)
Às 12h fomos buscá-la para almoçar, estava a fazer plasticinas e foi preciso insistir para vir embora.
A Carlota só saiu à tarde, mas vimo-la passar à hora de almoço para o refeitório, viu-nos, sorriu, a Minho foi dar-lhe um beijinho e ela seguiu em fila com amigas.
E pronto, a vida não para. Mas, filhas felizes, mãe feliz!
♥♥

Este "quadro" faço desde que a Carlota entrou para a escola e este ano para as duas.
É uma moldura do Ikea, com uma folha e texto impressos a imitar ardósia.

Sapatos - Pukatuka 

Espero que o regresso dos vossos filhos também tenha sido muito bom e especial!

Há vários registos emocionantes no meu Insta Stories :)
Instagram @Feferreiravelez

18 comentários:

  1. A escola é um local de trabalho, não é um local para as mamãs tirarem fotos aos filhos sentados à secretária. Se fosse na minha sala, não entrava. Que mania a destes pais. Gostava que lhe invadissem o seu local de trabalho. Já pensou se numa turma de 27 alunos todos os pais fossem tirar uma foto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com esse (mau) humor e (falta de) simpatia, graças a deus que não é professora da minha filha! :)
      Se tirei é porque foi permitido pela professora. Aliás, hoje fartei-me de ver fotos por esse facebook e instagram de miúdos no 1º dia de aulas, portanto não deve ser algo incomum. É um dia diferente, é uma excepção, sinceramente não vejo o problema de se tirar uma foto rápida para recordação da família.

      Eliminar
    2. No meio desta descrição amorosa de uma mãe, só o que lhe apraz dizer é isto? Deve-lhe ter corrido muito mal o dia. Não envergonhe as professoras queridas, dedicadas e carinhosas que felizmente temos muitas.

      Eliminar
    3. Já cá faltava uma amargurada. Fernanda as suas miúdas são lindas, lindas! Parabéns adorei a descrição. Fez-me reviver o primeiro dia da minha filha.

      Eliminar
    4. A senhora é professora????? Que medo

      Eliminar
    5. A escola dos meus filhos (pública, imagine-se) tem uma ideia maluca que é ter os pais presentes no 1º dia de aulas (no pré escolar e no 1º ciclo). Fazem uma festinha de receção aos novos meninos e é suposto mesmo os pais entrarem na sala de aula e conhecerem o espaço com as crianças. Claro que isto é só no 1º dia. Portanto, concordo com a autora do blog e faço minhas as suas palavras. Ainda bem que não é professora dos meus filhos.

      Eliminar
    6. Vc é tão professora como eu sou mulher policia ahhahahaha haja pachorra para gente tonta..

      Eliminar
    7. Não acredito que seja professora, antes escreveu o que escreveu para incomodar.
      Acho que não conseguiu o seu objectivo.
      Mas é pena que tenha escrito como Anónima. Se tem tanto peito para escrever e assim demonstrar as suas ideias, deveria tê-lo igualmente para se identificar.

      Eliminar
  2. Achei tudo lindo, a senhora acima é só muito infeliz! Mas a mamã também devia ir para a primária, dá muitos erros... Acho que devia ter um pouco mais de atenção a isso! Beijinhos e bom ano

    ResponderEliminar
  3. Fernanda, hoje vi-a no Colégio. A minha filha frequenta o mesmo Colégio que as suas, mas passou agora para a sala dos 5 anos. Se a vir novamente, talvez vá ter consigo, eheh! Bjs e um resto de bom começo para as duas! :)

    ResponderEliminar
  4. Não tenho por hábito ser mal educada, mas deixe-me dizer que a senhora é uma grande estúpida! Toda a vida no primeiro dia de aulas, do primeiro ano os pais entraram nas escolas, até nas públicas.

    ResponderEliminar
  5. Que filhas (e mãe) lindas!! Adoro este blogue.Parabéns é bom ano!🎊

    ResponderEliminar
  6. Sra professora, deixe me perguntar? É mãe? Alguma vez sentiu o seu coração a bater rapidamente por ver os filhos sentados pela primeira vez numa sala de aulas? Se fosse uma mãe flexível tirava fotografias à socapa e olhava mil vezes para ela depois de sair.

    ResponderEliminar
  7. Que queridas!! Usa algum programa de escrita próprio para a "ardósia"?

    ResponderEliminar
  8. Olá Fernanda!
    A única "inveja" que tenho sua é o tempo de qualidade que proporciona às meninas. Tão bom... quem me dera poder!
    Tudo de bom para esta nova etapa da Carlota e da Carminho e também sua, ih, ih.
    Beijinhos,
    Catarina

    ResponderEliminar
  9. Olá Fernanda,

    Como é que marca os materiais escolares e as roupas das meninas?
    Obrigada,

    Vera

    ResponderEliminar