18 de fevereiro de 2016

O Ballet


Desde o início do ano que a Carlota anda no ballet, já andava a pedir há imenso tempo, porque adora dançar, mas acredito que também muito pelas sapatilhas, saia e maillot cor de rosa!
Mas só este ano, com 4 anos, é que pôde começar.
Entretanto já passou por várias fases, de encantamento, de excitação e de não lhe apetecer ir! 
Mas acho que lhes faz lindamente ter uma actividade extra, que exija alguma disciplina e regras, como é o caso do ballet.
Mas, acima de tudo, o importante é que se divirtam!

Hoje foi a primeira apresentação e apesar da vergonha (comentou comigo ontem à noite que tinha vergonha de dançar no palco, à frente de toda a gente) correu tudo bem, fez tudo, 
umas vezes mais graciosa que outras! :)

 A minha bailarina :)  
Para mais tarde recordar.

Instagram @Feferreiravelez


17 comentários:

  1. Que maravilha Fernanda, e tem toda a razão sobre as atividades extra, sobretudo artísticas! A dança é ótima, assim como a música faz maravilhas por eles!
    Um beijinho e bom trabalho :)

    ResponderEliminar
  2. Não fazem puxo no cabelo com a rede?

    A minha irmã têm de levar sempre na academia dela! :o

    Beijinhos,
    Inês
    http://forgirls-ines.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Era mais útil natação.
    Mas é chique...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que parvoíce.
      Mais útil para quem? Para si?
      E por acaso sabe se a menina também anda na natação, para além de andar no ballet?
      E já pensou que muitas crianças nem podem andar na natação por causa de problemas de pele, de ouvidos...?
      A sério que quer ser a pessoa que faz comentários idiotas e facilmente refutáveis?

      Eliminar
    2. As crianças têm o direito de fazer aquilo que quiserem! Que idiotas acham que têm o direito de criticar isso?

      Eliminar
    3. Eu fiz ballet desde os 4 anos até entrar na faculdade e sempre adorei. Quando era miúda andei na natação. Sou asmática, ficava doente imensas vezes por causa da piscina e so melhorei quando saí. Não aprendi nada e fiquei com um medo terrível da água, que superei aos nove anos quando aprendi a nadar sozinha. Para mim nao foi nada útil. E o ballet não é chique. Quando passar noites com cãibras nas pernas e com os dedos cheios de feridas perceberá que é uma dança exigente.

      Eliminar
    4. Que comentário tão idiota... Útil para quem? Para si?
      A criança tem direito a escolher a atividade de que mais gosta.

      Eliminar
    5. Anónimo das 11.01
      As crianças "escolhem", mas a decisão final é dos pais.
      Eu tenho uma filha que também "fez" ballet no colégio. Serviu para gastar dinheiro e pouco mais. Acha que um hora ou duas por semana é alguma coisa?

      Eliminar
    6. É uma atividade! Que deve ser a que mais gostam, ponto, apesar claro de a decisão final ser dos pais.
      Para quê colocá-las numa atividade "útil" mas que eles não gostam?

      Eliminar
    7. Por norma não costumo comentar mas hoje não posso ficar indiferente.
      Dizer que praticar dança é apenas "chique" revela uma tremenda falta de informação.
      Eu também acho que as crianças devem praticar as actividades que mais lhes interessam mas, havendo vontade nesse sentido, garanto-lhe que a dança é uma óptima opção. Treina a concentração, flexibilidade, postura corporal, força física, espírito de equipa, motivação... As aulas são cada vez mais exigentes à medida que vão crescendo e os treinos para os espectáculos exigem muito trabalho e disciplina.
      Reduzir uma expressão artística tão exigente e rica a uma visão estereotipada da mesma é lamentável e desrespeitoso com tantos bailarinos, professores e alunos que Portugal felizmente tem nesta área.
      Sei do que falo porque tenho uma filha que pratica dança desde os 5 anos. Quando começou tinha algumas dificuldades ao nível de concentração, confiança, stress/ansiedade e a dança foi um "empurrão" decisivo na formação da sua personalidade. Tem-lhe proporcionado aprendizagens que eu considero fundamentais mas, sobretudo, é algo que a deixa muito feliz.
      Tal como a natação, que já pratica desde os 18 meses de idade :)
      Ambas são atividades importantes - até porque aprender a nadar é também uma questão de segurança - mas não desvalorize uma atividade em virtude das qualidades da outra.
      São diferentes e felizmente tenho conseguido gerir a minha vida para proporcionar ambas à minha filha (com muito sacrifício, garanto-lhe).
      Eu aceito que pessoas possam ter opiniões diferentes e expressá-las de forma livre, mas por favor informe-se antes de falar sobre algo que obviamente não conhece.
      E, já agora, é muito feio rotular uma criança. Depois admiram-se de haver tanto bullying na nossa sociedade :(

      Eliminar
    8. Acho uma estupidez dizer que praticar ballet é chique. Há crianças de todas as classes sociais no ballet, tal como nas outras actividades extra curriculares. No entanto, é inegável que a natação é mais útil e mais importante, uma vez que saber nadar é uma questão de segurança. Saber nadar pode salvar uma vida, o ballet não. Mas, embora ache a natação quase fundamental (não é necessariamente, já que é possível aprender a nadar muito bem sem aulas de natação) não vejo mal nenhum em praticar outras actividades.
      Tenho uma filha com 4 anos como a Carlota que, para já, também anda só no ballet (porque pediu muito... eu sempre detestei ballet!). No próximo ano vai entrar para a natação e dependendo da vontade dela pode ou não continuar no ballet. Não vejo nenhum problema em frequentar as duas actividades. Eu própria sempre tive várias actividades em simultâneo até ir para a faculdade (uma delas a natação) e nunca me faltou tempo para brincar ou para estudar por causa disso.

      Eliminar
  4. é alguma coisa para as fazer feliz, para as ensinar a ouvir musica a sério, para as ensinar a ter disciplina, para as ensinar a ter uma boa postura, é alguma coisa que sere para muitas coisas.

    ResponderEliminar
  5. O ballet hoje em dia é frequentado por todas as classes sociais! A minha filha de 3 anos frequenta e adora! Todos os dias pergunta se é dia de ir ao ballet 😊

    ResponderEliminar
  6. Parabéns! Quando vi as fotos percebi como a Carlora está crescida. O importante é fazer uma atividade que se goste, e proporcionar bons momentos às crianças. Numa altura em que só se ouvem desgraças com crianças só penso em fazer a minha filha muito feliz... sê feliz tambem Carlota!

    ResponderEliminar
  7. Amazing Pictures!

    Please check my Blog!! :)

    http://www.alessabernal.com/

    Alessa Bernal :)

    ResponderEliminar
  8. amorosa :) http://clienteperfeito.blogs.sapo.pt/ visitem e divirtam-se!

    ResponderEliminar
  9. Um amor! Andei no ballet uma vida! E as minhas filhas irão experimentar de certeza :) Para já só dança (no colégio), mas gostava mesmo de um dia passar para o ballet. Aqui em Lisboa não conheço nenhuma escola!! Podia lançar umas dicas ;)
    beijinho

    ResponderEliminar