14 de janeiro de 2016

Hábitos Saudáveis

Quando a Carminho deixa posso, gosto de começar o dia a tomar calmamente o meu pequeno-almoço. 
É um bom hábito - e depois das festas ainda mais - beber em jejum um copo de água morna com umas gotas de limão. 
Eu prefiro, e tenho tentado, começar o dia com um chá de limão.
Promessa de ano novo :)


E nos últimos dias, para comer a seguir, tenho feito papas de aveia. 
É muito rápido, é saudável e delicioso - a mim sabe-me a arroz doce :)
Como pediram no Instagram, aqui fica a receita:


Misturar uma medida de flocos de aveia com uma medida de água a ferver. 
Deixar ferver com um pau de canela e uma casca de limão e ir mexendo cerca de 3 minutos.
No fim juntar leite frio até obter a consistência desejada.
Depois podem adicionar compota, fruta cozida, frutos secos, banana, frutos silvestres...
Eu adoço com mel.

Experimentem e depois contem ;)

Bom dia a todos!
Instagram @Feferreiravelez

Base de madeira - mini by luna
Bule - Loja area
Caneca - Cerâmicas na linha
Tijela - Spal
Individual e guardanapo - Loja area
Colher - Zara Home



37 comentários:

  1. E muito bom para quem não tem horários de trabalho e a verdade é que isso faz-se uma ou duas vezes e depois... Mas fica bonito para as fotos, não haja dúvida.

    ResponderEliminar
  2. bom dia Fernanda, está de saia ou é um guardanapo? desculpe, mas não consigo perceber. está linda - como sempre - anyway!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) percebo a dúvida! É a camisa de noite com a camisola de malha por cima ;)
      Bjs

      Eliminar
  3. Gostei muito desta dica! Vá partilhando connosco estas dicas saudáveis que a mantêm nessa boa forma, porque é sempre bom aprender com os bons exemplos :)

    ResponderEliminar
  4. Mais prático: fazer no microondas. Segui esta receita http://paracozinhar.blogspot.pt/2014/02/papas-de-aveia-expresso.html da Joana Roque e resultou muito bem!

    ResponderEliminar
  5. Não concordo nada com o comentário anterior... É mesmo uma questão de habito, ou será de organização? Também tenho horários de trabalho e 3 filhas pequenas. Este é o meu pequeno almoço diariamente. Não imagina o quanto o seu organismo agradeceria! Rita Cascais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fizer as coisas à balda e tudo mais ou menos. Chegar ao trabalho e estar metade do tempo a resolver problemas pessoais como a maior parte do português... Depois sai as tantas e chega a casa e não há pachorra para os miúdos.Sim deve ser uma questão de organização porque afinal o importante para si deve ser ter papas de aveia no figorifico. Seria mais correcto chamar-lhe prioridades e não organização porque cada um sabe da sua vida.

      Eliminar
    2. Ó mulher amarga das 15:56, viver assim deve ser muito difícil sempre a espalhar mau ambiente em todo o lado e claro depois não pode haver energia para mudar de hábitos!

      Eliminar
    3. Obrigada Cristina! Mulher amarga das 15:56h, quem falou em fazer as coisas à balda ou mais ou menos?! Talvez devesse ler novamente o que escreveu e tentar perceber o que pode melhorar na sua rotina de modo a conseguir ter mais tempo e, mais importante ainda, ter paciência para os miúdos. Se achar oportuno, poderei partilhar consigo alguma das minhas estratégias. Ah! Para sua informação os flocos de aveia não se guardam no frigorífico!
      Rita Cascais

      Eliminar
    4. Que pessoas tão amargas com a vida.
      Não me parece que seja a Rita que não tem paciência para as crianças, mas você, cara anónima das 15h56...

      Eliminar
    5. Não sou a primeira anónima mas para sua informação as papas de aveia podem guardar se no figorifico que se reler o comentário foi isso que foi dito e não "flocos de aveia" mas as pessoas criticam as atitudes dos outros mas esquecem-se de se ver ao espelho porque quando começam a criticar são iguais ou piores que até pegam por onde nao há para pegar.

      Eliminar
    6. Sra Cristina sabe o que é amargura? E vir dizer para um blog o quanto é fantástica por ter três filhas e fazer papas de aveia bao lhe parece de ter pena? Se calhar se for a um psicólogo em vez de andar a chamar nome a pessoas que não conhece lhe fará melhor e talvez tenha solução. Felicidades e força!

      Eliminar
    7. Pois, a suposta "Sra amarga" não chamou nomes a ninguém. Mas foi a reação que teve, por partilhar uma experiência. Lindo.

      Eliminar
  6. Para quem trabalha pode fazer as papas feitas na noite anterior ou até fazer para dois ou tres dias e conservar no frigorifico. Não faço todos os dias porque gosto de variar o pequeno-almoço mas adoro papas de aveia e também a mim sabem a arroz doce. :) O chá também é obrigatorio, um habito que criei quando a minha filha nasceu para substituir o leite e assim ficou.

    ResponderEliminar
  7. Eu também gosto muito de papas de aveia. Experimenta com leite de soja sabor a baunilha, ficam deliciosas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse leite é tão saboroso. Hei-de experimentar, mas flocos não tenho, só farinha.

      Eliminar
  8. Cá em casa faço as papas de aveia para 3 dias. Guardo no frigorífico em doses individuais. De manhã é só aquecer no micro ondas, juntar mel, canela em pó e fruta.
    É uma questão de organização!
    Obrigada pela partilha.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Que engraçado também me sabem a arroz doce... adoro!
    Eu faço no microondas.

    ResponderEliminar
  10. No microondas demora apenas 1/2min. Junto uma medida de aveia e cerca de duas de leite normal ou leite de amêndoa, junto canela, cacau em pó e qualquer fruto (banana, framboesas, etc) e fica ótimo!

    ResponderEliminar
  11. Acho que a Fernanda tem imenso estilo e "pinta" (como costuma dizer), mas tem exagerado na falta de roupa. Começa a roçar o desadequado, os preparos em que se apresenta. Penso que o seu público-alvo não é isso que quer, nem que espera.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu realmente é ao comentário... Que observação tão pudica (e ridícula). Portugal ainda tem mentes muito pequeninas... Que pena me da destas pessoas... Aconselho-a a alagar os seus horizontes e já agora veja outros blogs internacionais.
      E por fim, Se não gosta não venha cá.
      Live And let Live!
      A Fernanda é uma mulher inspiradora!

      Eliminar
    2. Anónimo, esclareça-me. Qual é o público alvo? A Fernanda é elegante, não é vulgar, até é conservadora, portanto explique lá qual é essa a forma desadequada em que a Fernanda se apresenta? Porque se vê a coxa? Porque de vez em quando anda de calções curtos? A Fernanda tem um físico fantástico, não o expõe de forma banal, e mesmo que não tivesse e mesmo que o expusesse, what's the big deal?
      Perdoem-me a vulgaridade, mas vá cozer meias...

      Eliminar
    3. coser e não cozer (sou o anónimo das 02.00)

      Eliminar
    4. Oh caramba, vê-se apenas um bocadinho da perna...
      Que pessoas tão tacanhas!

      Eliminar
    5. Eu compreendo o comentário, mas é quanto ao frio! Sou do Minho, na minha casa o aquecimento funciona top e tenho a mania triste de não usar botas - só sapatos e sei que o Tempo em Lx "varia" daqui. Mas mesmo assim arrepio-me toda a olhar para a Fernanda nas fotos de rua ou assim, em casa.

      Eliminar
  12. Linda e inspiradora! Adoro estas fotos e este post. Obrigada
    Margarida

    ResponderEliminar
  13. Fernanda, fotos tão lindas e inspiradoras, adoro !!
    Mariana Rodrigues, obrigada pela dica do microondas, vou experimentar; )

    ResponderEliminar
  14. Por acaso experimentei papas de aveia pela primeira vez esta semana. Tenho feito com leite e no microondas. Vou experimentar desta forma! Adoro as fotos, a luz delas e a elegância da Fernanda!
    Fi

    ResponderEliminar
  15. Realmente tem bom aspeto, mas eu odeio aveia ao ponto de me dar mesmo vómitos. É pena, pois conheço os seus benefícios :/

    Beijinho, Beauty Queen

    ResponderEliminar
  16. Fe o mel junta no fim? Ou no lume?

    ResponderEliminar
  17. Fernanda, gosto muito do seu blog, do amor que trasmite às suas filhas, do seu estilo. É uma mãe muito bonita que tem umas filhas lindas. Mas gostava de saber como consegue fazer com que as papas de aveia fiquem tão douradinhas porque já tentei e não cosigo que foquem assim. Muito obrigada por partilhar estas dicas conosco continue a partilhar para conseguir-mos aprender.
    Isabel

    ResponderEliminar
  18. E que tal uma compota de beterraba, para acompanhar?!
    http://chiucompotasecompanhia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Acho que é isso: arroz doce, por isso é que ainda não consegui embarcar nas papas, parece arroz doce e não sou a maior fã! :( até gostava para variar o pão... :|
    Gostei também da dica do chá de limão!!
    bj

    ResponderEliminar
  20. Concordo que as fotos tentam roçar o sensual... Para uma mulher casada e Mãe de família com fotografias públicas, tb não me parece bem.

    ResponderEliminar
  21. Olá! Onde posso comprar papas de aveia? Obrigada

    ResponderEliminar