19 de agosto de 2015

Dica - VEGETAL

Se não for antes, a partir do momento em que somos mães a preocupação com a alimentação da família ganha forma. Hoje em dia não dispenso um frigorifico cheio de alimentos que promovam uma alimentação saudável e equilibrada!
É o caso dos cremes vegetais, como Vaqueiro, que cá em casa utilizamos para cozinhar (e para os bolos que a Carlota adoooora fazer) e Becel nas torradas da manhã. Mas há outros, como Planta, Flora e Tulicreme.
Hoje em dia estes cremes são ricos em Ómega 3 e têm cada vez menos sal e gordura e um valor calórico diminuído, mas o mesmo sabor delicioso!
Para quem não sabe, fica a informação:
Os cremes vegetais têm origem em sementes provenientes de plantas como o girassol, a linhaça ou a colza, as quais são cuidadosamente selecionadas e espremidas para darem origem aos óleos vegetais. 
Estes são depois filtrados para retirar as impurezas e são-lhes adicionados vários ingredientes como água, vitaminas, sumo de limão, sal, entre outros.
Mais informação aqui - Escolha Vegetal

Post escrito em parceria com Escolha Vegetal

Instagram @feferreiravelez

25 comentários:

  1. Engraçado...tinha outra ideia relativamente aos cremes vegetais!!! Aliás até evitava o seu consumo!! Obrigado :-)

    http://patriciasecrets.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não deixa de ser uma emulsão de óleo e água (com estabilizantes para que se mantenha a textura). Acho que a manteiga é sempre mais saudável.

      Eliminar
  2. Ahahah. Preocupação com a alimentação das crianças não se coaduna com cremes vegetais. Se querem fazer publicidade, força, mas não se contradiga porque é simplesmente RIDÍCULO.

    Dani

    ResponderEliminar
  3. A única gordura vegetal saudável é o azeite.

    ResponderEliminar
  4. Gostei de saber!! Obrigada pela informaçao. Boas férias :)

    ResponderEliminar
  5. Gosto de ver que identifica os posts de Pub! Já vi o mesmo tema noutros blogs, mas não identificavam, a fazer passar que eram palavras dela. Obrigada Fe.

    ResponderEliminar
  6. Já experimentou deixar um pacote de margarina ao sol? Nem os bichos lhe pegam, de tão má que é. Gordura trans, já ouviu falar? Há coisas que vale a pena gastar dinheiro e uma boa manteiga é uma delas. Por amar os meus filhos não lhes dou margarina nem creme vegetal, mesmo que tenha todos esses bons ingredientes para disfarçar o que realmente de mau ela tem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo inteiramente o que diz e concordo, mas também não é lá muito saudável dar manteiga aos seus filhos, seja ela cara ou barata, boa ou má. Manteiga não passa de gordura do leite, onde não tem nenhum benefício para a alimentação. Mas sim, mais depressa dava manteiga do que esses produtos denominados de "cremes vegetais"

      Eliminar
    2. Tem toda a razão.

      E dizer que margarina sabe ao mesmo que manteiga???! Em que mundo?

      Eliminar
  7. Realmente há pessoas mesmo exageradas! Enfim.... É possível sim fazer uma alimentação saudavel sem extremismos.
    Bia

    ResponderEliminar
  8. Este post está identificado (e ainda bem) como PUB, por isso o melhor é irem escrever esses comentários no site responsável pela informação que a Fe cita.
    De qualquer forma gostei de saber que estão mais saudáveis.

    ResponderEliminar
  9. Outra questão é que hoje em dia há imensas manteigas com baixo teor de gordura (300 cal/100g) -cá em casa há muitos anos que só entram essas - e os cremes vegetais têm no mínimo 900cal/100g como qualquer gordura normal. Não compensa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei desse pormenor do baixo teor de gordura, vi que é uma pessoa atenta a esse pequeno grande pormenor. Pode indicar-me marcas de algumas dessas manteigas, pf?
      Obrigada.

      Eliminar
  10. Cozinhar, só com azeite!

    ResponderEliminar
  11. Esta publicidade agora está em "todos" os blogues e compreendo perfeitamente que o façam porque é pago. Eu faria o mesmo se tivesse um blogue. Vale a pena ler o que está neste link sobre como são feitas as margarinas/ cremes de barrar... e por curiosidade leiam os rótulos de uns e outros nosupermercado. É claro que nehuma delas é saudavel pelo que devem ser consumidas com moderação. Adoro o seu blogue e insta que visito religiosamente, todos os dias. Bjs F.F.V.. DA
    http://medicina-tradicional-chinesa.com/2013/12/18/os-10-piores-alimentos-para-os-homens/

    ResponderEliminar
  12. O azeite é a escolha mais saudável para uma boa alimentação! O vaqueiro, como todos esses cremes vegetais de nada tem de saudáveis.

    ResponderEliminar
  13. Os cremes vegetais não são assim tão bons! O azeite sim, porque é uma gordura vegetal insaturada, em estado líquido. As gorduras vegetais dos cremes são hidrogenadas para ficarem sólidas à temperatura ambiente, transformando-se assim em gorduras trans (saturadas artificialmente).
    É preocupante um blog como este, que tem esta influência, fazer este tipo de publicidade, mas felizmente pelos comentários percebe-se que há muitas pessoas bem informadas.

    ResponderEliminar
  14. Tudo deve ser consumido com moderação. Agora não vale a pena estar a dizer "isto faz mal, aquilo também faz" porque de um modo geral há alimentos que fazem muito bem a umas coisas e mal a outras. Eu, por exemplo, que tenho problemas de vesícula, tenho de ter cuidado com as gorduras (quer sejam margarinas, manteigas e até mesmo o azeite), com os ovos, amendoins e até com as verduras! O médico disse-me para não deixar de comer, mas reduzir na sua quantidade em relação aos outros alimentos. Portanto, como podem ver, tudo deve ser consumido com moderação.

    ResponderEliminar
  15. Para mim, manteiga é manteiga...pode ser de origem animal, mas é MUITO mais natural e por isso mais saudável e embora tenha muito gordura também tem muitas vitaminas, priincipalmente a vit A essencial a um crescimento saudável! Por isso, cá em casa só há manteiga comida com moderação.

    ResponderEliminar
  16. Cá em casa também usamos muito mais cremes vegetais. A manteiga fica para ocasiões mais raras. Boa dia de alimentação saudável ;)

    www.prontaevestida.com

    ResponderEliminar
  17. Não é de todo a minha opção. Cá em casa só usamos óleo de coco ou azeite (em cru). As manteigas usamos apenas a de cacau, de amendoim ou de amendoa crua.

    ResponderEliminar
  18. Custa me a acreditar que a carlota coma bolos com margarina e consuma becel. Mas se assim for é grave.

    ResponderEliminar