6 de maio de 2015

Mães com pinta - Jasmine Lazzari

A Jasmine tem 39 anos, é italiana a viver em Portugal há 14 e é uma das melhores Wedding planners de Portugal e claro, é uma mãe cheia de pinta! 
Foi mãe solteira e fala-nos sobre isso abertamente. Mas a entrevista de hoje também podia chamar-se 'Noivas com pinta', porque para além da sua experiência sobre a maternidade, dá-nos ainda as melhores dicas para casar em grande estilo!
Tenho a certeza que vão adorar ;)


Nome da filha e idade:
Chiara Passos, 14 anos.

Como foi a escolha do nome? 
Por incrível que pareça, tinha comprado uma revista da Vogue Italia, e li os nomes das mulheres na redação e eu e o pai gostámos do nome Chiara. Não foi o nome que inicialmente tinha escolhido, mas só me apercebi das complicações com os nomes depois de ela ter nascido. 

Foste “mãe solteira”, que conselho darias a outras mães que passam pela mesma situação?
É algo complexo, não linear. Trocar Londres por Lisboa foi um desafio e uma aventura para mim. Portugal é um país maravilhoso para criar uma criança. E eu faria tudo de novo pela minha filha. Houve outras coisas que preferia não tivessem acontecido. Mas, à medida que se vive, também se vai aprendendo. É a vida.
Neste momento, em que já passaram 10 anos, está tudo mais estável. Houve muitos altos e baixos, mas acho que isso contribuiu para que a nossa relação de mãe e filha ficasse ainda mais próxima e forte.
Existirão momentos complicados, talvez até momentos de solidão. Haverá altos e baixos e não será fácil. Mas torna-se mais fácil com o passar do tempo. Temos, sempre, que ter pensamento positivo e sentirmo-nos felizes por termos um filho, a nossa independência e a nossa vida juntos. E lembrem-se que foi uma escolha direcionada para o melhor, para ter harmonia na vossa vida. Por isso, mantenham-se desta maneira e estejam sempre atentas em relação às pessoas que vos rodeiam. Estabeleçam amizades fortes e verdadeiras e façam o vosso melhor!

O que achaste mais complicado no pós-parto?
Sentar!! Não me consegui sentar bem durante alguns dias... Amamentei durante 18 meses, que foi muito bom, mas extremamente cansativo… Acho que as minhas olheiras nunca desapareceram.

Algum produto que tenhas utilizado na gravidez e que indiques às amigas? 
Na altura fiquei fã de óleos essenciais. Fiz a mim própria muitas massagens e nunca tive problemas de pele.

És uma mulher elegante e com imensa pinta. Que peças, na tua opinião, todas as grávidas devem ter no seu guarda roupa? 
Durante a gravidez engordei 24 quilos. Hahahaha. A sério. Mas nunca usei roupas feias nem demodè. Depende muito como o corpo reage, mas tank tops e uns jeans/ leggings são um must. 

Como descreves o teu estilo pessoal? 
O meu estilo é um estilo mais clássico, mas gosto sempre de inovar com um toque de cor. Adoro cores vibrantes! Complemento quase todos os meus looks com um lenço.
O meu estilo mudou muito desde que vim de Londres. Mas não abdico de peças-chave capazes de transformar qualquer outfit. Adoro Matthew Williamson. Também adoro camisas brancas, por isso, depende muito das atividades e de como me sinto.

Provavelmente a tua filha já escolhe a roupa dela. Mas ainda tens alguma influência? Que estilo mais gostas de lhe ver vestido? 
A Chiara já tem o seu próprio estilo. Obviamente, como todas as adolescentes, pede-me opinião e invade o meu armário quando tem uma festa. A única coisa minha que não usa são os sapatos porque ela é muito alta! Quando vamos para Londres, passo horas nas lojas e ela sai sempre com uns shorts e tops mínimos :)


Alguma marca de roupa infantil/juvenil preferida? 
A primeira peça que a Chiara usou foi um babygrow de Tartine et Chocolat. Sou muito prática. E depois comprei imensas coisas na Gap. Mas para os mais crescidos adoro as marcas italianas, Simonetta e Monalisa.

Qual o momento que mais te marcou até agora com a tua filha? 
Para além do dia que ela nasceu (dia de Portugal), as nossas viagens foram sempre marcantes. Numa das nossas viagens, fomos desde Capri até às ilhas Eolian num barco à vela e, um dia, nadámos desde o nosso barco até à ilha vulcânica de Stromboli, que não foi tarefa fácil, uma vez que o mar estava cheio de alforrecas, mas no fim conseguimos. Foi um momento único. Adoro passear e conhecer novos sítios com ela. Viajar com a Chiara é realmente fantástico. 

Como te descreves no papel de mãe?
Estou sempre preocupada. Penso muito no futuro dela, na educação. Sim, sou mais descontraída do que os meus pais foram comigo, mas não deixo as coisas “andar”. 
Agora é uma fase importante para a escola, para o futuro dela. Tem que usar o tempo dela de uma maneira diferente e, ao mesmo tempo, sentir-se ainda criança e descontraída… 

Tem sido fácil passar pela adolescência da tua filha? Algum conselho para quem tem filhas/os da mesma idade?
Sinceramente, penso que até agora tem sido bastante fácil. Depende totalmente do feitio e a Chiara é muito doce. Acho que respeitar a privacidade é algo importante. E tentar estar sempre disponível para falar abertamente sem julgar e apontar o dedo...

Que valores consideras fundamental passar na educação da tua filha? 
Sempre disse que a independência económica e emocional de uma mulher é fundamental. Sou um exemplo para minha filha e é algo que espero que ela possa ser.
Ela já é feliz e estável como pessoa. Portanto, já tem esta parte dentro dela. Gostava que ela escolhesse algo, em relação aos estudos. que permita ter uma vida interessante com experiências ricas. Vai ser difícil deixá-la ir, mas ela tem que voar! 

Como concilias a tua vida profissional, de mulher, mãe e dona de casa? 
É um regime militar! Horários a cumprir e eu trabalho muito. A comida saudável faz parte do nosso estilo de vida, e tento cozinhar todos os dias. Alimentação sã é importante para que as crianças cresçam bem. E a Chiara adora comida fresca! Fins de semana são para relaxar - quando não tenho eventos/ casamentos - e para passear com os nossos cães.

Qual o programa que mais gostam de fazer juntas?
Adoramos sair para jantar ou almoçar juntas, ver um filme, passear com os cães. Quando vamos a cidades como Londres ou em Itália, shopping, claro!!

Gostavas de ter mais filhos? 
Sim, mas não é algo em que penso… Gostava de conhecer alguém muito especial antes de tudo!

Acompanhas o Blog da Carlota?
Claro, gosto de ver as imagens. É sempre bonito ver mulheres e famílias a crescer. Adoro, também, o facto de não ser um blog só direcionado para mães, nem só para filhos, mas sim para os dois e fazer interligar tantos aspetos que temos em comum com os nossos filhos.

E já que estou a conversar com uma das melhores Wedding planners, diz-nos por favor as melhores dicas para casar com estilo!!


Quais as principais tendências para 2015?
• O vestido: Bohemian-Chic. As passerelles para as noivas estão cheias de detalhes mais boémios e menos clássicos. Os vestidos perdem no volume e ganham nos detalhes: a renda, as pedras preciosas, as missangas e lantejoulas arrojadas.
• As principais cores são o branco e o dourado, uma junção que traduz simplicidade, mas ao mesmo tempo, elegância e requinte.
• Flores: A variedade não apenas no bouquet como nos centros de mesa e restantes apontamentos, não queremos ver mais bolas de rosas. Este ano vamos encontrar mais variedade e menos homogeneidade tanto no formato como no género das flores que integram os arranjos. 
• Decoração: A iluminação define o ambiente do espaço, assim sendo é um pormenor muito importante. Conjugar muitas velas com iluminação ambiente em tons de ambar garantirá o resultado perfeito.
• Entretenimento: Cada vez mais os casais decidem investir em entretenimento para os seus convidados. Começando pelo carrinho de gelados artesanais, passando por uma banda de excelente qualidade para animar os convidados durante o cocktail e acabando com um super divertido Photo Booth. Os casamentos perdem o seguimento típico e desenrolam-se de uma forma mais animada e descontraída. DJ e muitas bebidas são um ingrediente fundamental para o sucesso de um evento!

E erros a evitar?
• Prescindir do serviço de Wedding Planner. Se quer ter um casamento cheio de detalhes e não quer ter que se preocupar com todos os pormenores no seu grande dia, contrate os serviços de profissionais, como a The Wedding Company. Nós tratamos de tudo pelo cliente e garantimos um nível de excelência e rigor tanto durante o processo de planeamento como no grande dia!
• Deixar tudo para a última. Cada vez mais os noivos começam a planear o casamento com maior antecedência. O indicado seria começar a planear com 10 meses de antecedência e nunca menos que 7.
• Convidar pessoas que não conhece muito bem, o casamento é uma festa intima que deve ser partilhada com quem mais gosta.
• Não misture demasiadas ideas, foque-se no tema do casamento e não dê asas a muita divagação, o look de um casamento deve ser sempre elegante e intemporal. 



E quem vai casar pela segunda vez?
Já fiz vários casamentos em que um dos casais já foi casado/a. Por norma, é algo sempre mais descontraído, com uma redução de convidados. O que é difícil, às vezes, conciliar com o grande sonho da noiva e, em alguns casos, o noivo, quando um dos dois já teve essa experiência. Normalmente, são casais que têm mais maturidade e experiência e que sabem o que querem. Um segundo casamento, mesmo para quem já foi casado, tem que ser sempre muito especial e com todos os detalhes que merecem.

Obrigada Jasmine por tantas dicas TOP!
Fica a dica: Espreitem o The Wedding Company se vão casar ou se adoram ver fotos de casamentos lindos!


Instagram @feferreiravelez

1 comentário:

  1. Fernanda OBRIGADISSIMA voce leu os meus pensamentos. Entrarei em contacto com a Yasmine. Anima G.

    ResponderEliminar