10 de abril de 2015

Em Marraquexe - Dicas práticas

Marraquexe tem normalmente este efeito nas pessoas, ou se ama ou se odeia. Eu pertenço ao primeiro grupo - os que adoram e voltava mil vezes!
A apenas 1h de voo de Lisboa, no mesmo fuso horário e com uma temperatura ótima nesta altura do ano - onde já se sente o calor de África - um mundo tão diferente, misterioso e inspirador!

Pegámos nas malas e partimos para uma aventura, como disse a C e bem!







Estas fotos foram tiradas no hotel Four Seasons de Marraquexe, numa das piscinas com água aquecida para os mais pequenos. Tem um kids club fantástico e cheio de atividades, mas nós como nos fartámos de sair e passear sempre com a C, acabou por nunca ir.

Chapéu - Amikko
Fato de banho - Suuim
Kit de chá da minnie - Disney Store
Cesta - na Medina

Túnicas - Muzungu sisters

Cesta e babouches para as manas compradas na Medina

Não sei se há fotos que consigam passar em absoluto as sensações deste destino. 
O ponto forte de Marraquexe é a praça Jemaa el Fna  um mercado super exótico e especial - os souks - onde é fácil deixarmo-nos perder pelas mil coisas giras e onde a dica é sempre negociar. 
Não vale comprar sem negociar! Conseguimos sempre trazer pela metade, ou até menos do preço inicial. E eu adoro negociar! (O J não tem paciência) :) 
Comprámos especiarias, óleo de argão, tapetes, babouches  e muitas cestas grandes e pequenas, ficaram pulseiras, candeeiros, bules e copos de chá por negociar :)
A moeda local é o Dirham.
É um mundo de cores, cheiros, sabores, culturas.... com encantadores de serpentes e contadores de histórias! 

Tentei registrar alguns momentos:
La Koutoubia, com 70m de altura, junto ao jardim (em baixo) e à Medina.


Não esquecer de provar os sumos de laranja e os batidos de abacate!










Atenção, na praça, eles impingem-nos - literalmente - macacos, cobras, brinquedos... se tirarmos foto temos que dar gorjeta.
Ah, e é preciso ter atenção às motos que passam por ali! Nós optámos por passear com a C quase sempre dentro do carrinho bengala.
De qualquer forma os marroquinos são sempre muito afáveis e queridos para as crianças.

C look:
Fita do cabelo - Atelier da Tufi
Menorquinas - Loja Real

Sítios Must Go:
- Palácio Bahia
- Jardin Majorelle (YSL)
- La Menara
- Andar de camelo em La Palmerie
- Uma das esplanadas com vista para a Medina





Mas Marraquexe também já é uma cidade cosmopolita, com imensos restaurantes que vale a pena ir, com ótimo ambiente.

Restaurantes Must Go:
- Bo Zin e L’AVENUE - Cozinha internacional com toques marroquinos aqui e ali, principalmente pelas especiarias usadas. Com música ambiente e dj. 
- Grand Café de La Poste e Terrasse des Epices, os meus preferidos!
- Comptoir Darna 
- Nomad
- Le Jardin
- Buffet ou jantar no La Mamounia


Dois looks que usou nestas férias:

Macacão - Maria Gorda
Lonas Victoria - Pé de Pato
Cesta comprada na Medina

E mais um look que trouxe do Mercadito da Carlota, super prático e confortável e que adorei ver vestido. 
T-shirt - Zippy
Macaco - Blu kids (in love!)

Espero que tenham gostado! Nós adorámos e a Carlota muito mesmo!
Se sim, não deixem de ler as restantes dicas de Marraquexe nos posts anteriores ;)

Outras fotos desta viagem aqui - Instagram @feferreiravelez

25 comentários:

  1. Graças ao seu relato sobre Marraquexe fiquei com vontade de conhecer! Obrigada! Adorei as fotos, os looks, tudo! Beijinhos!

    cleniadaniel.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Que fotos lindas!! um dos locais que tenho mesmo vontade de conhecer...
    Obrigada pelas dicas!
    um beijinho

    ResponderEliminar
  3. É como tu dizes, Marraquexe ou se ama ou se odeia, eu também adorei. Quero muito voltar, mas com o meu filhote mais crescido, 13 meses acho ainda pequeno! Bj

    ResponderEliminar
  4. obrigada pelas dicas. E já agora que transporte recomenda? Como se deslocavam pela cidade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De Taxi ou a pé, dependendo das distâncias. E há Riads ótimos dentro da medina ;)

      Eliminar
    2. Fernanda, pode aconselhar algum Riad? Obrigada

      Eliminar
  5. De tudo isto só fico a pensar nas fotos do macaco acorrentado...acredito que não tenha sido por mal mas fomentar este tipo de 'turismo' não ajuda nada a defender os direitos que os animais também devem ter!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É de uma tristeza enorme ver o tipo de turismo que praticam em marrocos com os animais :( O macaquinho estava com um ar tão abatido..

      Eliminar
  6. Fotos lindas, adoro a primeira, a Carlota parece que está a desfilar. As babouches e os candeeiros são deslumbrantes. Fiquei com vontade de conhecer Marraquexe 😊

    ResponderEliminar
  7. Com estas fotos e descrição fica-se com uma vontade imensa de conhecer!

    blogdamariafrancisca.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Amo Marraquexe de paixão! As suas fotos são lindas e o lenço que traz na cabeça também :) é de onde? Obrigada

    ResponderEliminar
  9. Obrigada por este blogue e pele dicas todas que partilha! Para mim é o melhor blogue português porque abrange vários temas, viagens, decoração, moda, filhos... sempre com muita pinta. E um bom gosto indiscutível. ADORO
    Sofia P.

    ResponderEliminar
  10. Que amor... quero tanto ir lá. Novo post no blog, se gostares segue <3 http://1100days.blogspot.pt/2015/04/cyan.html

    ResponderEliminar
  11. Que deleite, esta partilha é simplesmente adorável e a Carlota está uma princesinha autêntica!

    Sara Cabido | Little Tiny Pieces of Me

    ResponderEliminar
  12. A Carlota tem tanto estilo! Só pode ser inato! :)

    ResponderEliminar
  13. EXCELENTE, o seu relato sobre Marraquexe refrescou-me os belos momentos que passei ai em 1997! Nunca mais voltei...mas quem sabe se nao voltarei por apenas un weekend!!! Obrigada Fernanda! Adorei as fotos, os looks, tudo.
    Cpts
    Anita

    ResponderEliminar
  14. Já fiz um tour por Marrocos em jipe e é um país de uma beleza natural fascinante. Recentemente estive em Casablanca em trabalho e fiquei muito surpreendida com a evolução que houve nos últimos anos. É uma cidade super cosmopolita, com uma avenida junto ao mar fantástica, existem centros comerciais enormes e cheios das maiores marcas, enfim, notei uma mudança tremenda! Fui jantar ao Brick' s Cafe onde foram filmadas cenas do filme Casablanca e vale super a pena!
    Dos países que conheço Marrocos e Índia são onde há os melhores souvenirs e artesanato. Em Marrocos apetece trazer de tudo!

    ResponderEliminar
  15. Adorava visitar.

    Isabel Sá
    https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  16. Estive em Marrocos há 7 anos e lembro-me como se fosse hoje. Um país muito pobre mas encantador!

    ResponderEliminar
  17. As fotos estao lindíssimas. Houve porém um pormenor que me deixou algo surpresa, mas que poderá advir da minha ignorância sobre estes assuntos, pois não tenho muito contacto com crianças: eu pensei que crianças com 3 anos já não andavam de carrinho. Obviamente que entendo que isto varia de criança para criança, mas sempre associei o carrinho a crianças pequeninas e acho que em minha casa eu e as minhas irmãs deixamos o carrinho logo pelo ano e meio. Mas isto já foi nos anos 80 e aqueles carrinhos de facto não eram grande coisa!

    ResponderEliminar
  18. As fotos estão lindas, lindas, lindas. Houve porém um pormenor que me deixou algo incomodada, talvez por ser estudante de Árabe - A medina não tem de ser chamada medina, visto que essa palavra não significa nada mais que "cidade". Para além disso, deveria ser escrita "Madina", uma vez que é assim que se pronuncia e escreve...

    ResponderEliminar
  19. Um medo de morte de lá ir e perder a cabeça...vestidos, decoração, calçado...muito étnico e boho.
    Quando perder o medo e a carteira estiver mais animada é um local que espero ir visitar!

    ResponderEliminar
  20. Olá estive a ler as tuas dicas e fiquei com duas duvidas...Dizes que é apenas a uma hora de Lisboa, mas todos os voos que vejo, diretos, duram 1:40 :) (era tão bom ser uma hora, que eu tenho um pavor enorme de voar...por isso qualquer meia hora a menos, aleluia!).Outra questão prende-se com o vestuario...quando investiguei o Dubai e Emiratos àrabes fui alertada diversas vezes que era mau visto as senhoras usarem mangas curtas ou joelhos á mostra (até abordam por vezes as turistas que aparecem de alças e calções...e nas mesquitas temos mesmo que usar uma espcie de burca que nos cobre todas) Sei que em marrocos não são tão rigidos, e trata-se mais de evitar o olhar dos homens (que dispenso) do que uma questão religiosa...qual a tua experiencia a este respeito? Ando a planear mentalmente a mala, e apesar de ficarmos num resort parte da estadia, na outra parte vamos ficar num riad no centro da medina e queria estar "adequada" :D Obrigada!Adorei as fotos da menina, é muito amorosa!

    ResponderEliminar