13 de setembro de 2014

Kit para sobreviver aos primeiros dias do jardim de infância!

No colégio da Carlota deram-nos na primeira reunião do ano uma folha com o título "Só para Pais" e dizia assim:

1 - "Proibido insultar o jardim de infância chamando-lhe “escolinha”. Em primeiro lugar, porque é uma escola. Em segundo, porque todas as escolas ganhavam se ligassem brincar com aprender. 


2 - É proibido que os pais imaginem que o jardim de infância serve para aprender a ler e a contar. Ele é útil para aprender a descobrir os sentimentos. Para aprender a imaginar e a fantasiar. Para aprender com o corpo, com a música e com a pintura. E para brincar. Uma criança que não brinque deve preocupar mais os pais do que se ela fizer uma ou outra birra, pela manhã, ao chegar. 


3 - O jardim de infância assusta as crianças sempre que os pais – como quem sossega nelas os medos deles por mais um dia de jardim de infância – lhes repetem: “hoje vai tudo correr bem!” 


4 - Os pais estão proibidos de despedir-se muitas vezes das crianças, ao chegarem todos os dias. E é bom que se decidam: ou ficam contentes por elas correrem para os amigos ou ficam contentes por elas se agarrarem ao pescoço deles, como se estivessem prestes a ser abandonadas para sempre. 


5 - É proibido que as crianças vão dia sim dia não ao jardim de infância. E que vão, simplesmente quando os seus caprichos infantis vão de férias. E que não vão “só porque sim”. O jardim de infância não é um trabalho para os mais pequenos. É uma bela oportunidade para os pais não se esquecerem que se pode amar o conhecimento, namorar com a vida, nunca ser feliz sozinho e brincar, ao mesmo tempo. 


6 - No jardim de infância (...) não é nada mau que uma criança se baralhe e chame mãe à educadora (ou vice-versa). 


7 - Os pais estão obrigados a chegar a horas quando se trata de uma criança regressar a casa. Prometer e faltar devia dar direito a que os pais fossem sujeitos a repreensão.


8 - Os pais não podem exigir aos filhos relatórios de cada dia de jardim de infância. Mas estão autorizados a ficar preocupados se as crianças forem ficando mais resmungonas, mais tristonhas ou, até, mais aflitas, sempre que regressam de lá. E estão, ainda, autorizados a proibir que o jardim de infância só se abra para eles durante as festas. 


9 - O jardim de infância é uma escola de pais. E um lugar onde os educadores são educados pelas crianças. Um lugar onde todos se educam uns aos outros não é uma escola como as outras. É um jardim de infância. 


10 - Um dia, num mundo mais amigo das crianças, todas as escolas serão jardins de infância!"

adaptado de Eduardo Sá, in pqueninos do deu-la-deu


E cada vez mais me convenço que escolhemos bem o colégio!


O Blog da Carlota também está no FACEBOOK e INSTAGRAM

10 comentários:

  1. Olá Carlota discordo e concordo com algumas coisas...a minha filha tem 5 anos e está no infantário, escolinha, jardim de infância, como lhe queiram chamar, eu chamo ao cuidado de outros desde os 4 meses. E é tudo muito bonito, mas quando eles vêem arranhados, magoados ou a chorar devemos preocupar-nos sim , e sim eles devem fazer-nos o relatório do que lá se passou, porque os cuidadores dessas crianças são peritos a contar apenas o que lhes convém. E acreditem ou não a minha já mudou de lugar, pois tivemos de mudar de cidade, e teria muitas histórias para contar!!!! E quanto ao facto de de vez em quando ficarem em casa sou da opinião que sim, principalmente quando têm um irmão bebé que lhes tira toda a atenção e protagonismo, sim eles são crianças, mas têm sentimentos,Mas força e coragem para esta nova etapa!

    ResponderEliminar
  2. As minhas filhas não estão na escola da Carlota, mas ao ler estas instruções bem que podiam ter sido entregues pela escola dela, pois defendem o mesmo conceito... amor, carinho e brincadeira. Tudo o que as crianças precisam para crescerem felizes. É tão bom sentirmos que escolhemos bem a escola para os nossos filhos e isso percebesse perfeitamente neles, na alegria que sentem qdo chegam lá, quando não choram para ficar e quando abraçam a educadora e auxiliares com um abraço forte, carinhoso e sentido. Bjs e boa sorte

    ResponderEliminar
  3. Por este "kit" se percebe que a escolha deve ter sido a melhor. Estas frases dão que pensar.
    Bj

    babymf.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Estas frases assentam na culpabilidade dos pais. Alguém lhes diz o que é certo e eles têm que cumprir e achar que os seus instintos estão errados... Não gosto :(

    ResponderEliminar
  5. Estas frases assentam na culpabilidade dos pais. Alguém lhes diz o que é certo e eles têm que cumprir e achar que os seus instintos estão errados... Não gosto :(

    ResponderEliminar
  6. O colégio da minha filha usou exactamente o mesmo texto!

    ResponderEliminar
  7. Olá

    Posso perguntar qual é o colégio onde está a Carlota?
    Obrigada
    Elsa Rocha

    ResponderEliminar
  8. Acho algumas frases brutas e insensíveis. Outras concordo. Acima de tudo devemos seguir os nossos instintos sem abusar e claro. Boa sorte nesta nova etapa

    ResponderEliminar