3 de julho de 2014

A minha mala para a maternidade - A Lista

Quase a chegar à semana 35 achei que estava na hora de fazer as malas para a maternidade - mum & baby! Na gravidez da Carlota tinha tudo pronto às 30! Além disso o crescimento da barriga é inversamente proporcional à vontade de fazer arrumações, de andar às compras, de nos dobrarmos!
Assim, ando 100% dedicada à finalização do enxoval da baby C*, à organização e arrumação das roupas, que inclui lavar tudo à mão, passar a ferro dos dois lados, tratar dos cabides, à reorganização do armário que agora vai ser partilhado pelas duas e ainda à finalização de alguns detalhes da decoração do quarto. Ufa!
Enfim, mil tarefas que nos dão muito trabalho, mas também uma das etapas mais deliciosas da gravidez, a que prepara a chegada dos nossos filhos.
É assumida a minha paixão pelas roupas de bebé e o pelo que vestem nos primeiros meses. Não resisto às cores suaves, aos folhos, favos e rendinhas que deixam os nossos bebés verdadeiros príncipes e princesas. Adoro pensar nos kits que a baby C* vai vestir, planear com detalhe as peças mais especiais e confortáveis para os primeiros dias e incluir as peças que vou reutilizar da Carlota - que é pouca coisa porque a estação é diferente. 
Mas entretanto, decidi começar por fazer a mala da mãe! Pareceu-me mais simples! :)

Abaixo partilho a minha lista 
e por favor digam-me se notarem que me falta alguma coisa!

- Robe e 3 camisas de noite (eu prefiro camisas de dormir, acho mais bonitas para a ocasião, e mais confortável e prático para quando as enfermeiras nos vão ver).

Robe e camisas de noite, de verão, com abertura ou botões à frente para poder dar de mamar. 
Gosto de peças delicadas, com os bordados e rendas clássicos.
Estas ficam lindas vestidas!

Bolsa com divisórias - Teresa Alecrim, nas Amoreiras

- Produtos de higiene, alguns hospitais têm, mas eu prefiro levar os meus:
Escova e pasta de dentes 
Escova de cabelo,
Desodorizante
Gel de banho
Champô e amaciador
Hidratante Corpo
Secador de cabelo
Um perfume suave
- Cuecas descartáveis e pensos higiénicos grandes
- 2 Soutiens da amamentação (os meus são os mesmos, da Hope, mas também gosto dos da Women Secret e Triumph).
- Discos de amamentação e discos protectores Chicco
- Mamilos de silicone Chicco
- Cinta pós-parto Chicco (a mesma que usei na gravidez da Carlota)
- Pomada para mamilos Lansinoh 

Bolsa com alguma maquilhagem.
Para nós próprias nos sentirmos melhor e para receber as visitas com melhor ar depois do parto...
Levo o meu creme hidratante zona de olhos e rosto, tónico hidratante, um pó bronzeador, uma máscara de pestanas, lápis preto, baton do cieiro e elásticos para o cabelo!

Mala - Le pliage, da Lonchamp
- Uns chinelos para o banho e umas sabrinas (Zara Home antigas) para usar no quarto e deslocações dentro do hospital.
- Máquina fotográfica devidamente carregada e com o cartão de memória livre (tratar disto com antecedência)
- Roupa para sair da maternidade: um vestido largo ou bastante confortável, calças de maternidade ou leggings + túnica
- I pad e revistas (se a baby C* for calma como a Carlota)
Telemóvel e Carregador 
- As últimas análises feitas durante a gravidez
Boletim da grávida + Kit Cythotera

|E se por acaso nos esquecermos de alguma coisa não se preocupem, porque alguém irá buscar|

Quase 35 semanas and counting! ;)


Link SOS Amamentação Aqui - Dicas para amamentar


O Blog da Carlota também está no FACEBOOK | INSTAGRAM

30 comentários:

  1. O secador é para dar um jeito ao cabelo♡♡♡

    ResponderEliminar
  2. Quando eu estava em trabalho de parto do meu G. os meus labios secaram imenso. O que vale e que me disseram para eu levar o baton do cieiro para a sala de parto.... Deu MUITO jeito!!!!

    ResponderEliminar
  3. Tenho uma camisa igual na minha mala para a maternidade :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Onde comprou as camisas por favor obrigada

      Eliminar
  4. Faltam os pensos femmé pad, caso seja um parto natural. :)

    ResponderEliminar
  5. dizem que não se pode usar perfume durante 1 ano depois de se ter o bebé :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obviamente que se pode usar perfume de preferência sempre o mesmo, isto porque a criança numa fase inicial em que os sentidos se desenvolvem, o cheiro da mãe é muito importante, da mesma maneira que um recém nascido apenas consegue focar a sua visão a cerca de 25/30cm e o momento da amamentação é muito importante porque o bebê consegue estar a ver nitidamente a sua mãe...

      Eliminar
    2. O recomendadíssimo é não usar, por conta de alergias respiratórias ou dermatológicas. Poder pode, mas se corre o risco do RN adquirir alergias.

      Eliminar
  6. Importante Fernanda:
    - Creme para mamilos. Eu usei da Medela, muito bom mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ótimos, nem precisei mais que duas vezes.

      Eliminar
  7. Uma coisa que pedi ao meu marido para me levar para o quarto no 1º filho foi a almofada de amamentação, e agora no 2º filho nem pensei duas vezes! Dormi sempre muito melhor e para amamentar foi muito mais confortável. É que ao fim de umas horas sempre deitada ou sentada (fiquei um pouco anémica depois do parto por isso não era aconselhável levantar-me muito) já não temos posição e a almofada sempre dá algum conforto.

    ResponderEliminar
  8. Também tenho essa camisa de dormir da Zara na minha malinha! Acho que confere tudo com a minha malinha, só está a faltar o creme para os mamilos!

    ResponderEliminar
  9. Faltam as cuecas descartáveis, aconselho as da bebeconfort

    ResponderEliminar
  10. Tal como já referiram aqui o creme para os mamilos... para mim foi essencial nos primeiros dias. Eu usei o da uriage, e ajudou imenso. A minha médica recomendou que levasse toda a minha pasta de exames da gravidez...organizada por trimestre :)

    ResponderEliminar
  11. A mala está muito bonita e com bom gosto!
    As únicas coisas que eu noto falta na mala, são os produtos para protecção dos mamilos: 1 pomada 100% de lanolina e os discos protectores dos mamilos(as conchas). Os que comprou parece-me que foram os de hidrogel, a mim não fizeram muito resultado...
    As conchas e o creme(eu comprei ambos da Medela, o creme chama-se PureLan 100), foram importantíssimos, para o início da amamentação, pois nunca tive uma greta, uma dor. Factores que resultam de uma má pega e que podem pôr em causa a amamentação. Eu tinha um pequeno truque com as conchas, punha 2 compressas esterilizadas dobradas ao meio dentro das conchas(porque elas têm furos para arejar os mamilos), para absorver o leite que saía da mama e trocava a cada mamada, para evitar fugas indesejáveis de leite ;)
    Eu também levei toalha de banho, apesar do hospital disponibilizar.
    Felicidades!!!

    ResponderEliminar
  12. Imagine uma "bola" de silicone partida ao meio. A parte que fica junto ao peito é plana e de silicone maleável e a outra é dura e redonda. A parte que fica junto ao peito tem um orifício onde se põe o mamilo e este fica numa câmara "ao ar", sem estar em contacto com nada. Isto faz com que o mamilo consiga recuperar mais rapidamente. O único inconveniente é mesmo os furos que a parte dura tem(é o que mantém os mamilos "arejados") porque por aí pode haver uma fuga de leite indesejável... Por isso eu punha as compressas na base das conchas e resolvia esse problema. Vale muito, muito a pena investir nestas conchas, quase que posso arriscar dizer que com as conchas nem é preciso a pomada de lanolina (apesar de eu ter usado as 2 no início). Estas são reutilizáveis, dão para lavar/esterilizar.
    Deixo aqui um link para quem quiser espreitar... deixo a marca que eu usei, mas de certeza que existem outras marcas, com os mesmos produtos e que cumprem de certeza com o objectivo. É uma questão de comparar produtos e escolher.

    http://www.medela.com/PT/pt/breastfeeding/products/breast-care/breast-nipple-problems.html

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade! Melhor invenção de sempre no que toca a amamentação.

      Eliminar
  13. Eu acrescentava à lista um spray de água termal, levei da Uriage e deu-me um jeitão dos 2 partos que tive. Por norma os hospitais são quentes e em trabalho de parto, sem poder beber agua, o spray refrescava imenso e é permitido. Felicidades, que corra tudo bem.bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode-se beber um copo de água a cada uma hora no trabalho de parto!

      Eliminar
    2. fico mais descansada!
      Já estava assustada, pois bebo muita água :)

      Eliminar
  14. Obrigada! Já inclui a pomada! A minha é lansinoh

    ResponderEliminar
  15. Olá Fernanda, Onde encontrou a Lansinoh? já corri tudo...
    Help! estou tb de 35 semanas e receio que não encontre...

    ResponderEliminar
  16. Atenção que a pomada Lansinoh é difícil de encontrar uma vez que deixou de ser recomendada pelas enfermeiras e foi substituída por esta http://www.maesebebes.pt/loja/product_info.php?cPath=1&products_id=246. (Pelo mesmos foi o que o representante da marca me informou.)

    ResponderEliminar
  17. Uauuuuu MD e aplausos até que enfim compreende para que servem, muito obrigada pela a informação detalhada! Muito bom, estou com 16 semanas, mas apontei TUDO que vcs falaram!. Sucesso e saúde a TODAS.

    ResponderEliminar