23 de abril de 2014

25 semanas - Mom's beach style

6 meses!!
Já estou a achar que o tempo está a passar rápido demais e começo a desejar que tudo aconteça mais devagar…. Está tudo tão bem assim! E ainda tenho tanta coisa para fazer… check list do enxoval, ver a alcofa, a forra do ovinho, algumas alterações no quarto das gordinhas, etc, etc.
As últimas análises acusaram um bocadinho de anemia - foi igual na gravidez da Carlota - mas já estou medicada e sinto-me bem.
Agora é tempo de aproveitar este paraíso com o J e a gordinha e recarregar baterias para o próximo Mercadito da Carlota Porto - Especial Dia da Mãe! Yeahh!
Ah, continuo amiga de salgados, doces, bolachas e chocolates… ninguém me convence que não os merecemos (em doses moderadas…). Valham-me os litros de água de côco, que além de refrescante, são ótimos aliados na gravidez.




Sempre fui muito mais de biquinis do que de fatos de banho, mas ultimamente tenho encontrado cada vez mais modelos tão giros que me fazem pensar duas vezes! Este fato de banho que vos quero mostrar hoje e deixar como dica para as grávidas (apesar de não ser especifico para grávidas) encontrei numa visita rápida à H&M do Chiado e estou in love! 
Barato, elegante, super favorecedor e confortável (a faixa na zona da barriga dá um excelente suporte)! 



Mom's look:
Camisa - Vintage Bazaar
Fato de banho - H&M
Alpercatas - Massimo Dutti

Assim que possível conto-vos t-u-d-o sobre este destino de férias que é uma maravilha, um hotel mega baby friendly e como foram as viagens de avião. Entretanto sigam-nos no instagram para mais novidades!

O Blog da Carlota também está no FACEBOOK | INSTAGRAM | PINTEREST 


30 comentários:

  1. Muito bonita e super elegante Fernanda :)

    ResponderEliminar
  2. Como sempre, lindíssima...Continuação de excelentes férias.

    I.M.

    ResponderEliminar
  3. Fernanda está muito em forma, quanto ao fato de banho nao gostei muito, achei-o bem esquisito e o branco tambem não é a minha cor preferida em fatos de banho, mas o importante é que a Fernanda goste e se sinta bem!.( Está um bocadinho queimadinha no peito ;))

    ResponderEliminar
  4. A Fernanda está de 24 semanas de gestação? 24 semanas não são 6 meses. Por isso é que o tempo anda a passar rápido :)

    ResponderEliminar
  5. Lindo o fato de banho! Água de coco? Hotel baby friendly? Eco Resort na Praia do Forte, Brasil?

    ResponderEliminar
  6. Adorei o outfit, achei super elegante! E esse fato de banho favoreceu-a mesmo :)

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. boa dia, sou leitora do seu blog e adoro. Mas é a primeira vez que deixo um comentário só para lhe dizer as saudades que tenho desse sítio pois desconfio que esteja onde passei a lua de mel.... deve ser espectacular para crianças, ainda têm o burrito? e a dança da tartaruga? bem, só lhe peço para não postar fotos dos pequenos almoços.... jantares pq se o meu marido vê ainda lhe dá uma coisa má das saudades! LOL bem, boa viagem, tdo de bom e mtas felicidades

    ResponderEliminar
  9. O fato de banho é lindo, a Fernanda está o máximo e o destino parece perfeito (mesmo o que eu e o meu marido costumamos procurar).
    Boas férias!

    www.prontaevestida.com

    ResponderEliminar
  10. As semanas de gestação contam-se a partir da data da última menstruação. Ou seja, normalmente retiramos sempre 4 semanas ao total das 40. Assim dá 36 semanas - a gravidez de facto só dura 36 semanas, mas os ginecologistas contam sempre mais 4 semanas. A gravidez são sempre 9 meses (normalmente claro), ou seja 36 semanas. Mas a Fernanda disse que estava de 24 semanas? Penso que não... só disse os 6 meses. ;-) Fernanda, está mesmo elegante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe mas está enganada. Retiramos duas semanas e não quatro. Após duas semanas a contar do primeiro dia da ultima menstruação, dá-se a ovulação-fecundação, e é a partir daí que conta o tempo. Os obstetras contam as duas semanas entre a menstruação e a ovulação numa forma de "acertar" as contas. E depois pelos seus cálculos está a partir do pressuposto que todos os meses têm 4 semanas certas, o que não é real.
      Nunca 9 meses são 36 semanas, mas sim entre 37 e 38 semanas, que aliás é quando o parto é considerado "de termo".. As 2 semanas a mais - as 39 e 40 - são as tais que foram acrescentadas inicialmente.

      Eliminar
    2. A Flor é ginecologista? A minha ginecologista sempre me disse que é assim que se contam as semanas. Abaixo um esclarecimento.

      Para os médicos, a gravidez dura 40 semanas. Mas 40 semanas a partir de quando? Como na maioria das vezes não dá para saber exactamente em que dia aconteceu o encontro entre o óvulo e o espermatozóide, os médicos resolveram começar a contagem sempre a partir do primeiro dia da última menstruação.

      É claro que não se engravida no primeiro dia da última menstruação. Mas é a partir desse dia que começa a contagem das 40 semanas. Como a ovulação acontece mais ou menos duas semanas depois do começo da menstruação, na prática a gravidez dura 38 semanas a partir do dia em que o bebé foi gerado.




      Eliminar
    3. Então mas está a confirmar aquilo que eu disse. Esse esclarecimento é exactamente igual ao meu. As contas dos ginecologistas aumentam a gravidez em duas semanas e não 4, a gravidez tem 38 semanas e não 36 como disse anteriormente. Não é preciso ser ginecologista para saber, basta ter estado grávida e ter consultado um....

      Eliminar
    4. Não, o que eu disse é que a gestação tem 36/38 semanas, mas na realidade os ginecologistas estabelecem nas suas contas 40 semanas. Por isso é óbvio que quando falamos de 25 semanas de gravidez, por exemplo, temos de retirar 4 e não 2 semanas, compreende? Por isso, não, não é a mesma coisa que a Flor disse. Se os ginecologistas apenas aumentassem as contas em 2 semanas então 25 semanas corresponderiam a 23 semanas de gestação. E isso não é assim. 25 semanas correspondem a 21 semanas de gestação.

      Eliminar
  11. Adorei a sugestão do fato de banho!

    ResponderEliminar
  12. Sim, o pressuposto de todos os meses terem 4 semanas não é real (é aproximado), mas sim, é verdade que as 40 semanas se contam sempre a partir da data da última menstruação.

    ResponderEliminar
  13. Adorei o fato de banho! (:

    http://my-sweet-lola.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Resumindo, se a Fernanda tem 25 semanas contadas pelo ginecologista, na prática só tem 21 semanas de gestação e por isso está grávida de 5 meses sensivelmente e não 6. :-) Percebeu Flor?

    ResponderEliminar
  15. Joaninha, quando insistimos numa coisa convém ter a certeza do que estamos a falar (terem-nos dito não chega porque decorámos o que nos disseram mas não entendemos o que está por trás) . A Flor tem mesmo razão, o que se aumenta são apenas 14 dias (logo 2 semanas). As 40 semanas são gestacionais (contando 14 dias antes da ovulação, baseiam-se em ciclos), as 37 quase 38 são embrionárias (contagem gestacional e embrionária dista entre si 2 semanas como disse a Flor, 15 dias, que são os dias que separam a ultima menstruação da ovulação). Hoje em dia, com os avanços ecográficos, já deveriam ter abandonado esta contagem pela DUM, dado que o erro ecográfico será em média sempre inferior ( são uma minoria as mulheres que ovulam sempre certo ao 14º dia do ciclo, e ainda menos as que engravidam nesse dia e não no dia seguinte ou nos 2-3 dias depois com o oócito já a passear pela trompa) e dado que a estimativa que prevalece é a ecográfica (das 12 semanas) e não a menstrual.

    Percebo o que a Fernanda faz, é o que a maioria faz, mas na prática é errado. E à conta disto eu já só pergunto semanas às grávidas porque se lhes pergunto meses não sei que meses contam (e nem elas me sabem explicar). Claro que não vem mal ao mundo, mas dá tanto trabalho escrever bem como mal (e eu gosto de optar pela primeira e gosto que me corrijam quando estou errada). É que então para sermos coerentes porque contamos bem os meses dos bebés?? Ninguém diz que um bebé completa meio ano no dia em que na verdade faz 5 meses e 13 dias, nem festejamos o aniversário no dia em que faz 10 meses e 27 dias. Para quem a DUM bate certo com a estimativa ecográfica (basicamente para quem tem ciclos certos e ovulou e fecundou ao 14º dia), completa meses de gravidez a cada mês que passa da DUM (data da última menstruação)..ora DUM a 1 de janeiro, 3 meses de gravidez a 1 de abril, 6 meses de gravidez a 1 de julho e "data prevista para o parto" será 1 de outubro (e não 3 de setembro que seria a data errónea que essas contas arredondadas dariam..). E isto está certíssimo dêem-lhe a volta que derem.

    Mas dá o mesmo..Fernanda, peço desculpa pela intromissão, mas estes locais acabam por ser consultados por imensas pessoas e depois os erros arrastam-se. Ciência à parte, todas as felicidades e boas férias.

    ResponderEliminar
  16. Resumindo novamente, a contagem pela DUM ainda não foi abandonada e por isso as 25 semanas de "gravidez" da Fernanda na prática são 21 gestacionais.

    ResponderEliminar
  17. Se as contas não fossem a partir da DUM (data da última menstruação) então nunca falávamos de 40 semanas, certo?

    ResponderEliminar
  18. De qualquer forma, o que interessa é que a Fernanda aproveite bem esta fase... e afinal não está de 6 meses, por isso ainda tem mais um mês para aproveitar esse estado de graça! Boas Férias Fernanda, bom regresso e bom Mercadito dia 4! :-)

    ResponderEliminar
  19. Não Joaninha, as 25 semanas gestacionais da Fernanda são na prática 23 (e não 21) semanas embrionárias... Não só está a fazer a conta errada (a tirar 4 em vez de apenas 2 semanas) como está a usar o termo "gestacionais" erroneamente, dado que a gravidez contada pela DUM é designada gravidez gestacional (logo gestacionais são as 25 que a Fernada tem), e a gravidez pela fecundação é a gravidez embrionária (tem 23 semanas embrionárias,). E sim, se as contas fossem pela fecundação e não pela DUM seriam aproximadamente 38 semanas. A DUM atualmente já é sempre calculada e não a verdadeira DUM :p ainda bem que não é preciso saber isto para fazer bebés :p

    ResponderEliminar
  20. Boa noite, já andei em variadíssimas lojas da H&M e mesmo no site online á procura do fato de banho que apresenta neste Post mas não encontro.
    Gostaria só que me desse uma ideia em qual loja comprou o seu. Obrigada :)

    ResponderEliminar
  21. Olá boa tarde, a Fernanda disse-nos que comprou no Chiado, mas já me dirigi à loja H&M Chiado pessoalmente e também não encontrei :(

    ResponderEliminar