3 de novembro de 2013

Bom dia! Um segredo bem guardado

Não é segredo nenhum :) comecei a tomar no pós gravidez, ou seja, há 2 anos que todos os dias de manhã bebo, em jejum, um batido verde. E de facto, para além de ser uma bomba de vitaminas com benefícios óbvios para a saúde em geral, noto muito menos queda de cabelo e muito mais volume!
Falei-vos nisto aqui quando partilhei no blog os meus cuidados pós-gravidez e desde essa altura que recebo alguns emails a pedir mais detalhes sobre a preparação. A semana passada prometi aqui que partilhava a minha receita no blog. E aqui está ela!
Comecei a tomar porque como todas as mães, depois da gravidez sofri com o problema da queda de cabelo. Na altura fui ler, pesquisar soluções e às tantas encontrei num blog brasileiro esta receita cujo  ingrediente secreto são as folhas de gelatina
Decidi experimentar e a verdade é que senti benefícios a tal ponto de continuar a tomar até hoje.  
Mas não existe apenas uma receita de batido verde! A ideia é misturar verdes e sementes a gosto; espinafres, salsa, aipo, limão, sementes de linhaça, de girassol... o que cada uma preferir e achar que lhe faz mais falta.
A verdade é que os sumos verdes estão na moda, mas a verdade também é que é uma forma ideal de começar o dia, de forma saudável, em qualquer estação do ano.  No meu caso não subsititui o pequeno-almoço. Acordo pelas 8h30 e bebo o batido, mas pelas 10h30 tomo o meu pequeno almoço.
Não vou dizer que adooooro, mas gosto e garanto que sabe bem!


Enquanto descasco a fruta, coloco as folhas de gelatina dentro de um copo de água para amolecer, depois junto tudo na batedeira com a fruta aos bocados e as sementes de chia. Bato tudo durante 1 minuto e está pronto a beber!






Baby C look:
T-shirt de golas e calções - Histórias de Algodão 
Carneiras - Pé de Pato
*
Mom's look:
Camisola - H&M



Receita do meu batido verde (especial mães):
2 Kiwis
2 folhas de alface
1/2 maçã verde
1/2 banana
1 copo de água
1 folha de gelatina (sem sabor)
2 folhas de hortelã
1 colher chá de sementes de chia

Bate-se tudo no liquidificador e bebe-se logo depois de preparado.



Espero que gostem e boa semana!

O Blog da Carlota também está no

31 comentários:

  1. Posso perguntar qual a função da folha de gelatina? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A gelatina fortalece as unhas e o cabelo. Se as misturar, por exemplo, no chá ao fim de algumas semanas notará diferenças. (:

      Eliminar
  2. Humm, creio que vou adoptar o receita :)

    ResponderEliminar
  3. Vou experimentar! Acho que devo gostar e deve fazer tão bem. Big like neste post!
    http://allaboutmakemehappy.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Tenho que experimentar este segredo. Toda a vida vi me caíram imensos cabelos, mas depois do meu filhote nascer (e pior ainda, depois da última cirurgia que fiz) tem sido horrível! Já pensei seriamente em vender as madeixas que ficam na banheira e na escova. Vou ter que experimentar isto a ver se melhora

    ResponderEliminar
  5. Que óptima partilha! Uma boa maneira de começar o dia :)

    http://coceat.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Olá Fernanda. Obrigada por esta receita. Mas deixe-me dizer que a melhor receita para um cabelo bonito após o parto é: consultar o dermatologista. Deixo aqui o nome do meu, que salvou o meu cabelo: Dr. Rui Oliveira Soares, dermatologista e especialista em cabelo - dá consulta no Hospital Cuf Descobertas. Quanto ao batido, acho que vou experimentar, simplesmente porque tem um ar delicioso! Já agora partilho também uma dica para terem uma pele ótima sem rugas: tomar vitamina C todos os dias. Um comprimido de Cecrisina de manhã (é efeverscente - coloco no copo enquanto me maquilho). Noto uma enorme diferença na luminosidade, maciez e diminuição de rídulas - a vitamina C é importante para a síntese do colagénio. :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joaninha, o cabelo bonito após o parto, é uma questão de sorte também...e penso que a Fernanda não está a tirar lugar a nenhum dermatologista mas sim a explicar o que para ela funcionou, pediram a receita e ela deu, e também não custa nada tentar....agora também temos de ver a diferença...e pensar que este batido é acessível a toda a gente, e uma consulta dermatológica e os respectivos tratamentos...sim porque o dermatologista não é curandeiro, custam uma fortuna e não estão acessíveis à carteira de todos...infelizmente. Eu estou na segunda gravidez e o meu cabelo da primeira voltou ao normal sem qualquer consulta ou mezinha...e acredite que tenho um cabelo forte, no entanto nesta 2ª gravidez para prevenir optei por começar a usar já champô anti-queda e depois do bebé nascer sim fazer o batido da Fernanda!!!!

      Eliminar
    2. Cara Adriana, mas deve ter entendido mal o meu comentário. Não estou a dizer que a Fernanda está a tirar lugar aos dermatologistas. Claro que um batido não é uma consulta de dermatologista. Posso dizer-lhe, no entanto, que a consulta foram 15 euros com seguro (também há dermatologistas no setor público, e até os médicos de família estão habilitados a prescrever medicamentos para a queda de cabelo), e os medicamentos/champôs prescritos não ultrapassam os 20 e tal euros por mês no meu caso (é mais ou menos aquilo que vai gastar em fruta, gelatina e sementes de chia). ;-) O champô anti-queda tem um efeito mais cosmético do que tratamento - vai dar-lhe mais volume e provavelmente aumentar um pouco a sensação de espessura dos fios de cabelo, mas não vai travar a queda, o chamado deflúvio telogénico - esse precisa de tratamento sistémico (ou seja, comprimidos) e provavelmente um tratamento tópico. Eu tomo comprimidos cuja caixa por mês custa cerca de 10 euros. Acha assim tão caro para um tratamento prescrito pelo dermatologista?

      Eliminar
    3. Joaninha pode dizer quais os comprimidos e champôs que toma/usa?
      Obrigada.

      Eliminar
  7. Para que servem e onde se compram as sementes de chia??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Numa ervanária, celeiro,terra pura...

      Eliminar
    2. E também em grandes superficies ( continente, pngo doce,...) :)

      Eliminar
  8. Também vou experimentar! Onde é que se compra o chá de sementes de chia? É que desconheço.

    Obrigada **

    ResponderEliminar
  9. Mas as sementes de chia servem para quê Fernanda?

    ResponderEliminar
  10. Muito obrigada. Vou experimentar. Já tive o meu filho há mais de um ano e continuo com o cabelo uma desgraça. Espero que resulte! Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Nazaret, vá ao dermatologista que falei aqui em cima. Olhe que mezinhas caseiras não resolvem problemas de cabelo a sério.

    ResponderEliminar
  12. Obrigada mamã Carlota! Vou experimentar! A minha princesa mais velha também tem 2 aninhos que fez em Agosto, mas tenho a mais nova com 5 meses e o cabelo e não só já começou a dar sinais! E tudo o que ele tem é saudável e necessário para o corpo :) Espero gostar, senão faço as alterações até acertar a receita para mim lol Entusiasmou-me!!! Depois dou noticias :)

    ResponderEliminar
  13. Ohh a tua menina é super fofinho. O teu blog é tão querido, adorei!

    ResponderEliminar
  14. Olá Fernanda! Obrigada pela dica, vou experimentar! Parabéns pelo o blog, é uma inspiração, e por isso, e como estou neste momento num projecto a remodelar a minha cozinha, gostava de lhe perguntar de onde é o móvel branco com vitrines que está por trás de si! É lindo!
    Beijinhos e continue a inspirar-nos e a dar-nos dicas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá MMM gostava de pode ajudar, mas esse armário saiu da minha cabeça :) Desenhei e mandei fazer à medida da parede...
      Bjs

      Eliminar
    2. Olá Fernanda! Obrigada pela resposta. realmente está muito giro, e despertou-me ainda mais a atenção porque os puxadores são iguais aos meus da cozinha. Acho que devia também dar umas dicas e umas ideias de decoração, são sempre bem vindas, até porque é sempre bom termos opiniões diferentes e de bom gosto! Um beijinho

      Eliminar
  15. Olá Fernanda. Esse batido é um super alimento :-). Eu notei após a gravidez um decréscimo enorme na minha imunidade, foram 2 Invernos sempre doente como nunca estive. Resolvi mudar hábitos alimentares e agora todos os dias bebo um batido assim de fruta... Já estamos em Novembro e nem pingo no nariz. Também já me informei acerca das sementes de chia, linhaça, etc. ou frutos secos a integrar no batido.
    A gelatina é boa para fortalecer a queratina (constituinte do cabelo e unhas).
    Cumps

    ResponderEliminar
  16. Experimentei hoje e adorei! Vou continuar!

    ResponderEliminar
  17. Finalmente um batido verde que consigo beber! Obrigada :)

    ResponderEliminar
  18. Tenho feito o sumo verde, como faz com a hortelã? a mim faz-me comichão e faz-me tossir? há algum truque?

    ResponderEliminar
  19. Tenho feito o sumo verde, como faz com a hortelã? a mim faz-me comichão e faz-me tossir? há algum truque?

    ResponderEliminar
  20. Aiii sempre tive reticencias em relação aos batidos verdes porque na grande maioria das vezes parecem-me todos muito mal saborosos... mas este parece-me bem, gosto mt das frutas que escolheste e hosrtelã também me parece bem, acho que vou experimentar ♥ obrigada

    ResponderEliminar
  21. Estive a ver a receita e constatei que tudo o que mistura, à excepção das folhas de gelatina, são alimentos que consumo.
    A minha pergunta é: será que não há problema consumir a sua receita, mesmo estando grávida?
    Na minha opinião acho que não, mas gostaria de ter outra opinião apesar também, de ir perguntar à minha médica.

    ResponderEliminar