19 de janeiro de 2013

Pequeno almoço de Domingo

Adoro o ritual do pequeno-almoço e ao fim de semana tento sempre que seja um momento especial. Gosto dos pequenos almoços prolongados, em família, sem pressas, um "quase" brunch, com tempo para conversar e ler o jornal ou qualquer coisa que tenha as notícias, enquanto a C está entretida com os bonecos do Baby First.
Não sou grande fã de cozinha, mas quando tenho tempo o que me dá mais prazer é fazer doces. E não há melhor maneira de começar o fim de semana do que com... panquecas! Ainda mais num dia cinzento e chuvoso como o de hoje, sabem tão bem! 
Eu e o J adoramos e a C também!

Receita PANQUECAS: 
2 chávenas de farinha sem fermento
2 colheres de cha de fermento em pó
1/3 chávena de açúcar fino
2 ovos à temperatura ambiente
1 ½ chávena de leite à temperatura ambiente
70 g de manteiga sem sal derretida

Numa tigela média, misture a farinha, o fermento e o açúcar. Noutra tigela, bata com uma batedora de varas os ovos, o leite e a manteiga derretida (1 colher de chá de essencia de baunilha se desejar). Deite esta mistura para dentro da tigela com a farinha. Incorpore delicadamente.

Leve uma figideira grande ao lume médio, unte com manteiga. Faça as panquecas em várias vezes, 1/4 chávena da massa para cada panqueca. Deixe cozinhar cerca de 2 minutos de cada lado ou até começarem a ficar douradas.
A receita é da Mafalda Pinto Leite. É muito fácil de fazer e as panquecas ficam ótimas!




Para acompanhar as panquecas comprei frutos vermelhos: morangos, amoras, framboesas e mirtilhos e juntámos com compota de frutos silvestres, geleia de morango e mel – delicioso!


Loiças:
Serviço Sagres - Vista Alegre
Copos Bicos - Vista Alegre
Prato rosa - Bordallo Pinheiro
Prato branco com pé - Bordallo Pinheiro
Bule - Anna Westerlund Cerâmica

Instagram tag @feferreiravelez

Depois digam-me como sairam as vossas!

Para acompanhar o Blog da Carlota no facebook é AQUI