23 de janeiro de 2013

Mães com pinta # 6 - Mafalda Pinto Leite

Mafalda Pinto Leite 
36 anos, 3 filhos, 3 livros de culinária editados, bonita e super simpática!
Uma mãe como tantas nós, que concilia a maternidade com um projeto profissional. A Mafalda partilha regularmente no facebook, e em breve no seu site, receitas e dicas com o objetivo de incentivar as pessoas a comer melhor, a descobrir novos ingredientes e a compreender os fatores nutricionais dos alimentos. Sou fã! Das receitas práticas num estilo despreocupado e ao mesmo tempo requintado, das louças, dos talheres, das cores. As fotos que acompanham as receitas são maravilhosas e os livros uma fonte de inspiração!
Nesta entrevista especial para o Blog da Carlota ela conta-nos um pouco sobre como foram as suas 3 gravidezes, o que mais gosta de fazer com os filhos e ainda nos dá dicas ótimas sobre alimentação na gravidez. E claro, também nos diz quais as suas preferências no que toca a roupa de bebé!
É de ler de uma ponta à outra, sem perder nadinha!


Nome dos filhos e idades:
Marina - 10 anos
Vasco - 5 anos
Diogo - 7 meses

Como foi a escolha dos nomes?
Gosto de nomes pequenos. Não há assim nenhuma escolha emocional, pois não são nomes que tenha na família..a não ser Vasco que é o nome de um tio de quem gosto muito.

Partos naturais ou cesarianas?
Infelizmente tive sempre cesarianas... O primeiro parto queria que fosse o mais natural possível, em casa, com parteira. Mas as minhas águas rebentaram num domingo à hora de almoço, estive em casa até terça-feira à espera que nascesse e acabei por ter de ir para o Hospital. A minha filha só nasceu na quarta-feira. A partir daí teve sempre de ser cesariana.

O que muda na tua alimentação quando estás grávida?
Tento comer o mais saudável possível. Alimentar-me de maneira a ter a certeza que o bebé está a ter acesso a tudo o que precisa para crescer saudável logo dentro da barriga. Faço muita pesquisa sobre os alimentos que mais "retorno" vão dar... Como a aveia que está carregada de fibra, vitamina B e nutrientes. Ou o abacate que é uma fonte riquíssima em ácido fólico (que ajuda a formar o cérebro do bebé e sistema nervoso) potássio, Vitamina C e B6 (que é preciso para a pele do bebé e para o desenvolvimento do cérebro, mas também ajuda nos enjoos matinais)

E desejos de doces ou comidas diferentes, tiveste?
Tinha desejo de comer manga bem madura... talvez porque fosse doce e saudável ao mesmo tempo (Vit. A e B, potássio, entre outros nutrientes). Fazia muitos batidos com leite de soja...uma delícia!

Qual o produto que utilizaste nas gravidezes que recomendas com toda a certeza?
Óleo de amêndoas doces!! Eu fiz barrigas muito grandes das três gravidezes (e engordei muito também). Tive o cuidado de hidratar bem o corpo, especialmente a barriga com o óleo e nunca tive uma estria. Adquiri aquele óleo comum que se compra nas farmácias e que depois também pode ser usado no bebé.

O que achaste mais complicado no pós-parto?
A dor da cesariana. O ter de perceber que fizemos uma cirurgia com bastantes pontos. O meu problema é que recuso sempre os analgésicos, pois acredito que afecta o leite, que por sua vez vai afectar o bebé. Por esse motivo os 3 primeiros dias acabo por ter bastantes dores, que são apagadas por ter um bebe lindo ao colo.

Como defines o teu estilo pessoal? 
Eu gosto de me sentir bonita e confortável. Há uns anos reparei que usava sempre roupa da mesma marca, a Vintage Bazaar. Quando conheci a Patricia Pereira, dona e força por detrás da marca, sabia que tinha de me associar a ela. Desde 2010 que temos uma parceria e grande amizade. A Vintage é uma marca que me faz sentir especial, pois há poucas peças iguais. É bohemia e divertida... há sempre escolha, pode ser um macacão para levar para a praia ou uma camisa para um programa de televisão. Além de roupa a Vintage Bazaar tem acessórios lindíssimos e únicos e peças de decoração maravilhosas.

O estilo que gostas para a roupa dos teus filhos é uma extensão do teu, ou para os miúdos gostas de um estilo completamente diferente?
A minha filha tem uma personalidade bem forte e desde cedo que tem o seu estilo próprio. Acontece que é bem diferente do meu. Deixei há muito de "impingir" o meu gosto. Sei do que ela gosta e tento que se vista sempre como quer.
Os rapazes usam roupa confortável. O Vasco para poder correr e saltar e o bebé para se mexer à vontade e sujar.


Há alguma marca de roupa infantil que adores?
Adoro a DOT! Tem roupa linda, confortável e de óptima qualidade.

Alguma dica para quem está a preparar o enxoval do bebé?
Nunca comprar babygrows com pés... É desconfortável para os bebés, nunca encaixam direito. Os recém-nascidos como passam a maioria do tempo deitados devem estar confortáveis, com roupa larga, de algodão. Atenção aos capuchos nos casacos e camisolas, são muito lindos mas não são apropriados a quem está deitado.
Tudo o que passe pela cabeça, desde camisolas a bodies deve sempre ter aberturas adequadas ou molas. Os bebés detestam coisas apertadas a passar pela cabeça!
Tenho de vos contar sobre o "balde"! A minha mãe ofereceu-me nesta última gravidez um balde próprio para dar banho ao bebé. Quando olhei para aquilo, a minha primeira reacção foi pensar que estava doida! Fiz uma pesquisa na internet e vi que tinha muito bom feedback. Usei e até hoje uso! É maravilhoso, especialmente para quem teve uma cesariana porque é muito leve. Os bebés sentem-se seguros e quentinhos lá dentro. Aconselho vivamente!!
E mães que estão a pensar dar de mamar, levem camisas de noite abertas à frente e bebam muita água.
Quem fizer cesariana leve barras de fibra e fruta para comer no hospital, ajuda imenso.

Como concilias a tua vida profissional com as rotinas do dia a dia de ser mãe de 3? Ainda consegues ter tempo para ti?
Sinceramente nem por isso, mas mais agora porque tenho um bebé em casa. Sinto-me muito sortuda por poder trabalhar a partir de casa. A minha filha ajuda-me imenso.

Qual o programa que mais gostam de fazer juntos?
Sou muito caseira, gosto muito de passar os fins de semana em casa com os miúdos. E claro eles adoram cozinhar comigo, experimentar novos sabores e receitas.


Diz-me 3 valores que consideres fundamental passar aos teus filhos:
Ser amigo
Ser verdadeiro 
Partilhar

És leitora do Blog da Carlota?
Sou. Descobri o blog quando estava a fazer pesquisas antes do Diogo nascer. Gostei imenso, especialmente porque me ajudou a tomar algumas decisões na compra de coisas para levar para o hospital e para o bebé. É sempre uma ajuda saber aonde se podem comprar certos produtos!

Obrigada Mafalda!


Para acompanhar tudo sobre o Blog da Carlota no facebook é AQUI