28 de janeiro de 2013

15 meses e o que disse o Pediatra

15 meses já passaram e ontem foi dia de pediatra, para a consulta de rotina.
A gorda é uma bebé saudável e elegantérrima, pesa 10.900kg e mede 80,5cm. Um bocadinho abaixo do percentil 90 na altura e percentil 75 no peso. 
Não sei se estará relacionado com as últimas visitas ao hospital por causa do corte no dedo - levar pontos, mudar pensos e tirar pontos - mas desta vez a baby C que sempre se portou lindamente nas consultas, estava muito desconfiada e chorosa. Mas, segundo o Dr. Mário Cordeiro é normal e até aos 3 anos é comum que assim seja. 
A reter da consulta dos 15 meses: PROTEGER (nesta fase eles já andam, correm e mexem em tudo, por isso é importante prevenir os acidentes domésticos) e EDUCAR!
Agora começamos a ter de aprender a lidar com as chamadas "birras", que no fundo são a forma como os bebés demonstram as suas frustações, mas que convém começar já a controlar. 
Para mim é fundamental ouvir as orientações e algumas dicas sobre como lidar com o assunto. Eu sou daquelas mães que acredita que o "instinto de mãe" nos ajuda muito, mas não dispenso estar informada e ter conhecimento de como fazer melhor. E nesse aspeto o Dr. Mário Cordeiro é top, porque para além do ponto de vista médico, explica-nos sempre o porquê das coisas e como dar a volta, com tranquilidade.
Manter: Higiene nasal e dentária (sobretudo antes do período da noite). 
Atenção! As crianças devem usar uma pasta de dentes com a quantidade de fluor recomendada e não a pasta dos adultos, cuja quantidade de fluor é desadequada para crianças - risco de fluorose. A C usa o kit da Chicco.
Vacinas: Prevenar 13 e Varilrix.
Observações: Cada criança tem seu ritmo! A C ainda só diz mãe, oláaa, ai e tá (esta é a preferida, porque adora "falar" ao telefone!) Mas fiquei mais descansada porque o pediatra disse que o mais importante é percebermos se ela entende tudo, e no caso ela entende mesmo tuuuuuuudo! Por isso é esperar que comece e depois nunca mais se cale!! :)

E com os vossos babies como foi?

Na sala de espera


A consulta

E já está! Agora só daqui a 4 meses.

Para acompanhar o Blog da Carlota no facebook é AQUI