8 de outubro de 2012

32 - a festa, o bolo e uma filha deliciosa

Li uma a uma e com muita atenção todas as mensagens tão queridas que me deixaram! Adorei recebê-las. Obrigada do fundo do coração por todo o carinho neste dia especial!
Comemorei 32 anos da melhor maneira do mundo. Na companhia da minha filha, da família mais próxima e de amigos.
Adoro organizar festas e pensar em todos os detalhes. Mas com o nascimento da C a minha festa de anos ficou para quinto ou sexto plano comparada com o entusiasmo em que ando com a organização da festa do seu 1º aniversário!
Este ano os planos para o meu dia consistiam em passar um dia "normal", rodeada pela família num almoço especial cá em casa e, no essencial, aproveitar muuuuuito a minha filha! Mas no domingo vieram também os amigos e o ambiente de festa prolongou-se por todo o fim de semana, numa espécie de preview da festa da C. Que invariavalmente acabou por ser a estrela destes dias e sempre que cantámos os parabéns! Definitivamente esta miúda adora festa.
E quando lhe perguntamos "Quantos anos faz a Carlota?", ela levanta logo o dedo indicador toda sorridente - Ummm!


Pijama - Petit Bateau, no El Corte Inglés
Vestido - Little Angels
Meias - Maria Gorda
Amo este padrão Liberty e o vestido é de princesa!

O meu bolo de anos, feito por mim :)
Prato de bolo - area
Pano - Greengate, na More Than Cookies

Aprendi a fazer este bolo com a minha mãe e faço-o talvez desde os meus 12 anos... não me lembro como surgiu a receita, mas o importante é que não tem como falhar e fica uma delícia! Este ano para a decoração inspirei-me em imagens que vou guardando aqui.
Atenção que esta dica não será minimamente interessante para doceiras dedicadas! É uma dica de um bolo fácil e rápido de fazer e que fica sempre bem! Na cozinha o que gosto mesmo é dos detalhes, pensar no menu com o meu marido, empratar, decorar, pôr uma mesa especial, etc. Por isso passo a partilhar o meu "truque":
Ingredientes:
- 1 embalagem de 3 bases de tarte 
- 2 embalagens de natas
- 1 lata grande de ananás em calda 
- morangos para decorar

Preparação:
Para não ficar tanto com formato de tarte, reduzo o diâmetro das bases - recorto cada uma com um prato. Depois barro a primeira base com as natas batidas e espalho pedaços de ananás por cima. Repito na segunda base. A terceira base serve de topo e uso o que sobra das natas para barrar o bolo todo. Decoro com os morangos no topo e levo ao frigorifico.
Agora a dica que faz toda a diferença: normalmente estas bases são um bocado secas e como gosto de bolos mais para o húmido, embebo (sem exagerar) cada uma das bases com a calda do ananás - E isto faz toda a diferença! 
E pronto! Depois é só ver a cara deliciada dos convidados. Resulta sempre, mas se experimentarem dêem-me o vosso feedback! Vou gostar de saber.
As bandeirinhas encarnadas com bolas brancas comprei na secção de festas do Continente (vale a pena espreitar!!) e adaptei-as à minha ideia de decoração.



O menu do jantar
Canapés 
Tarteletes de pasta de azeitona preta, ovo de codorniz e salsa
Tarteletes de queijo creme com pepino, salmão e endro
Espetadas de tomate cherry com mozarella e pesto
Entrada
Tomate recheado com carne.
Prato
Empada de frango com cogumelos, acompanhada de salada
Bebidas
Espumante português
Vinho tinto


Espero que gostem e que sirva para tirar ideias!
Para acompanhar o Blog da Carlota no facebook é AQUI