31 de julho de 2012

Parabéns meu Amor!


Baby look: Macacão Sal & pimenta

9 meses... O tempo voa! A C já está com 9 meses e a mim parece-me que foi ontem que ela nasceu!
Hoje de manhã tivemos consulta no pediatra e felizmente a C segue forte e saudável. Pesa 9, 450 kg e mede 73,5 cm. 
Recebo vários emails de mães que me perguntam com quantos quilos a C nasceu, que percentil tinha com 1 mês, aos 3 meses, aos 6, se já anda, se já tem dentes... :) Mas como às vezes por falta de tempo, não consigo responder a todos os emails e comentários que, tão queridas, me fazem, resolvi, à semelhança do que já fiz aqui, e em jeito de retrospectiva, reunir todas as questões e responder em forma de post.
Quem acompanha o blog desde o início sabe, a C tem sido uma bebé fácil, uma bem disposta, sempre sorridente! Come bem e dorme bem. E é saudável! O que é que uma mãe pode pedir mais? Só mesmo que o tempo passe devagar.
Ultimamente, todos os dias aparece com uma novidade e eu vejo a minha bebé tornar-se a passos largos numa menina... De repente já estou a vestir à baby C a roupa maior que tinha comprado quando fiz o enxoval! Dá uma saudade de um tempo que ainda nem passou! Aposto que as mães conhecem a sensação!
Com 9 meses a C ainda não tem um único dente, mas senta-se perfeitamente desde os 5, começou a dizer mamamama no dia que fez 8 e com 9 meses, diz mamã (quando lhe apetece!), põe-se em pé, anda sozinha agarrada às coisas, bate palminhas, faz adeus, mostra onde a galinha põe o ovo, aponta para o cão a ladrar e entende tu-do! Enfim, o normal dos bebés, mas uma verdadeira delícia para os pais! Adorei esta fase dos 6-9 meses e acredito que "the best is yet to come"!


As novidades:
Nesta fase dos 9 meses o alerta do Dr. Mário Cordeiro foi essencialmente para a segurança! Toda a atenção é pouca e é indispensável ter a casa equipada a nível de tomadas protegidas, escadas com cancelas, travões de portas, etc. Comprei tudo no Ikea aqui.
A principal novidade é que vamos começar a introduzir novos alimentos e a pouco e pouco a nossa comida na alimentação da C. Coisa que ela já andava desejosa! Sempre que apanhava o nosso prato a jeito aproveitava logo para roubar qualquer coisa. Para não falar dos gelados, era impossível evitar dar-lhe!! Fica numa lambuzisse só que não se aguenta!

Agora os números:
A C nasceu com 2.990 kg e 47 cm.
Com 1 mês - 3.950 kg e 53,5 cm - percentil 50 no peso e na altura
Com 3 meses - 5.650 kg e 57,5 cm - percentil 75 no peso e percentil 50-75 na altura
Com 6 meses - 8.150 kg e 67 cm - percentil 75-90 no peso e percentil 75 na altura
Com 9 meses - 9, 450 kg e 73,5 cm - percentil 75-90 no peso e percentil 90 na altura

Dica:  Existem várias aplicações para Iphone que uso e que permitem acompanhar os passos da gravidez e o crescimento do bebé. Estas são grátis: Universo do bebé, do Continente e Baby Care.

Se me estiver a esquecer de alguma coisa perguntem aqui nos comentários que terei o maior prazer em responder.

O Blog da Carlota no facebook é AQUI