8 de maio de 2012

Mães com pinta - Rita, Socorro, Sou Mãe!


Rita Ferro Alvim
É linda e mega simpática. Escreveu o livro Socorro, Sou Mãe que é um sucesso e é mãe de dois filhos que são uma ternura! Nesta entrevista especial para o Blog da Carlota ela conta-nos um pouco sobre como foram as suas duas gravidezes, como é o dia-a-dia com os filhos e claro, quais as suas preferências no que toca a roupa de bebé! Garanto que é de ler de uma ponta à outra, sem perder nada!


Nome dos filhos e idades:
Maria, 3 anos e Duarte, 1 ano
Como foi a escolha dos nomes?
Maria porque tive uma gravidez complicada e prometi a Nossa Senhora que se tudo corresse bem, seria Maria! E cá está ela, cheia de energia e saúde!!!
Duarte, era o meu nome preferido. O meu irmão foi Duarte durante toda a gravidez da minha mãe e à ultima da hora, por questões de tradições familiares, mudaram. Desde aí fiquei com a pulga atrás da orelha e sempre disse que se tivesse um rapaz seria Duarte. Ao princípio, o meu marido não adorou, mas fez-me a vontade! Agora não imagino o Duarte com outro nome.

Descreve um dia vosso normal.
Acordamos (muito, muito cedo)! Às 6h30 da manhã já andam a correr pela casa, mesmo ao fim de semana. Venho trabalhar e é o Bernardo que trata deles de manhã. Entro às 8h00. Vou buscá-los à escola por volta das 16h, depois de ir às compras. Se está bom tempo vamos ao Centro Hípico da Pateira, a nossa segunda casa. Coelhos, galinhas, cavalos, lama... Ou então vamos para casa brincar, ver um filme. Brincar é a nossa prioridade! Depois, dou banhos, faço o jantar, dou o jantar (às vezes nesta fase chega o Bernardo e faz ele o jantar enquanto eu preparo as roupas e as mochilas do dia seguinte).
Depois disto, morro no sofá!
Diz 3 valores que consideres fundamentais e que pretendes passar aos teus filhos
Humildade
Respeito
Generosidade

Via Catarina Ferreira- Ties
É comum, principalmente na primeira gravidez, a mulher ter medos, anseios, dúvidas. Tiveste alguma?
Sim, claro... mas acho que estava pouco informada. Achei que tudo seria automático. Depois percebi que sabia pouco e que me podiam ter contado muitas coisas...;)
O problema foram mesmo as dores do pós-parto que me privaram de ser a mãe que queria ter sido no início. E isto também foi por estar mal informada. Autorizei o parto às 38 semanas quando não havia indícios de ela querer nascer. Talvez se tivesse deixado atuar a natureza não tinha de ter feito uma cesariana tão dolorosa. São pequenas coisas que podem ter implicações enormes. E por isso, escrevi o livro. 

Que cuidados tiveste? Algum produto que tenhas utilizado e que recomendes?
Experimentei quase tudo. ;) Dos muito gordos aos menos. Acho que as estrias são muito genéticas e nesse campo tive sorte. Mas por via das dúvidas muito creme para cima. De resto, nada de especial. Fazia muitas caminhadas. Gostei muito de estar grávida, e na segunda gravidez, trabalhei até às 38 semanas. Delirei com a segunda gravidez, porque a primeira foi quase toda de baixa. 
Onde fizeste o enxoval dos dois bebés? Alguma dica?
Quase tudo foi-me oferecido porque eu estava de repouso e não podia ir às compras. Também herdei muito porque tenho muitas amigas e tias novas que me passaram coisas. A minha mãe e avó são umas prendadas e fazem aquelas coisas maravilhosas como touquinhas, casacos, cueiros e mantas. Essas são as que, claro, me tocam mais. 
Que cores gostas de usar para menina e para menino? 
Mais do que cores gosto muiiiitooo de os vestir de igual! Quando era só a Maria, era tudo cor de rosa. Agora com o Duarte, brancos, azuis, verdes... A única cor que me complica os nervos e, que por isso, eles quase não têm nada é encarnado! 

Via Caras
Os teus filhos estão no colégio? Quais foram os critérios de escolha? 
Já conhecia porque as minhas amigas tinham lá os filhos. Acho que, por sorte, não tive dúvidas! É pequenina, acolhedora, tem pessoas de todas as classes e vê-se que as crianças são felizes. Não quero saber de exigências. Quero que eles brinquem e aproveitem ao máximo a infância, que passa tão rápido!
És seguidora do Blog da Carlota?  
Sou altamente seguidora!!!
A Carlota é uma fashion adviser a ser levada em conta! Um must! 
Adoro as dicas e concordo com praticamente todas. Acho que a mãe da Carlota (;)) consegue, através do lado mais fashion, mostrar o amor que se tem por um filho. Mesmo que não se compre tudo o que aconselha (porque, claro, é impossível) todas temos aquele sentimento de queremos que o nosso filho seja o mais cool do mundo.
Sucesso garantido!

Obrigada Rita! 

O Blog da Carlota no facebook está aqui