19 de abril de 2012

Histórias para ler ao deitar - Os livros da baby C

Em miúda devorava livros! Hoje muito menos porque a C preenche-me os dias e ela é a minha prioridade. Mas desde que me lembro, gosto de livros e vivo rodeada por eles. Durante a gravidez lia imenso em voz alta para a C ir ouvindo. 
O primeiro livro que lhe li foi o Principezinho de Saint Exupery, um clássico que considero imprescindível. Gosto da ideia de desde cedo os livros e a leitura fazerem parte da rotina dela. 
Acredito em rotinas, por isso todas as noites, na hora de ir dormir leio-lhe uma história. É claro que a C não percebe a história em si, mas já começa a prestar atenção e fica fascinada com as ilustrações mais coloridas. 
Esta semana fomos a uma loja Imaginarium e chamou-me a atenção um Guia com os 10 livros cuja leitura é indispensável na infância, aqui. Se puderem dêem uma vista de olhos! Traz ótimas indicações de livros para crianças pré-leitoras e crianças que começam a ler. 
O Principezinho, Elmer ou Mamã de que cor são os beijos? são alguns dos títulos incluídos neste Guia. 
Porque nunca é cedo demais para começar a construir a biblioteca que irá acompanhar os nossos filhos ao longo de muitos anos, decidi partilhar alguns dos livros que a C já tem. 

Carrinho de arrumação Vertbaudet e coelho Zara Home 


Alguns livros de "mesa de cabeceira" da baby C e que podem ser ideias de presente para bebés ou para mais crescidos!

O Principezinho
Um clássico da literatura infantil e não só, este é um livro que todas as crianças devem ter. Mais tarde irão lê-lo sozinhas vezes sem conta, independentemente da idade. Por isso mesmo, é sempre um presente muito especial!

Fábulas Jean de La Fontaine
Outro livro imprescindível. Estas fábulas são lidas há várias gerações de crianças. Pequenos contos, sátiras à natureza humana, sempre com uma moral da história. Se há alguma coisa que fascina os bebés são os animais e este livro é um verdadeiro jardim zoológico impresso, que vai fazer as delícias do bebé!

Outro livro de pequenas histórias, ideias para ler ao deitar. As ilustrações no interior são amorosas. Foi um presente sem hora, nem dia especial, da tia S. Obrigada S!

Perco-me por histórias de amor. Esta em especial, ligada à história de Portugal e aqui recontada numa versão para crianças. Giríssimo!

Não foi o 1º livro da C, mas foi um presentes pelos 3 meses. Oferecido pela sua querida avó. A C ficou fascinada a ver-se no livro, sim porque este livro traz um "espelho", próprio para bebés.

Janela Mágica Contos de Fadas
Também oferecido pela avó. A Cinderela e O Príncipe Sapo, dois clássicos do reino da fantasia das meninas, da colecção Janela Mágica. Tem ilustrações fantásticas para meninas e janelas mágicas em persiana.

O 1º foi um presente no dia do Pai. São ambos um amor, com ilustrações de se comer! Um presente ideal tanto para os mais pequenos como para os mais crescidos!

E claro os livros da Anita! Estes eram meus. O primeiro, Anita no parque herdei de alguém da família e é uma edição muito antiga, das primeiras mesmo! O que para mim ainda tem mais valor.